Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas Promissoras Para Detecção Precoce do Câncer

13 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002 Os japoneses são os pioneiros na detecção precoce e barata de doenças como o câncer pela disseminação dos check-ups.

Nematóides de 1mm, que os cientistas japoneses afirmam serem capazes de detectar precocemente o câncer por meio de urina

Um artigo publicado pelo jornal The Japan Times, com base no despacho da agência Kyodo, informa que cientistas japoneses, entre eles Takaaki Hirotsu, professor assistente da Universidade de Kyushu, conseguiram identificar um nematóide que detecta precocemente o câncer. Utilizam, para tanto, a urina dos pacientes e trabalham com um grupo da Hitachi. Anunciaram os resultados promissores no jornal científico online PLoS ONE, dos Estados Unidos.

Como os japoneses efetuam check-ups chamados de Ningem Dock em grande escala, eles trabalham no sentido de conseguir indícios das pessoas que necessitam ser examinadas com maiores cuidados em determinadas possibilidades de doenças. Também estão trabalhando ativamente no combate precoce do câncer, notadamente no aparelho digestivo, que é muito frequente entre os japoneses. Estão se dedicando intensamente nos aperfeiçoamentos dos aparelhos que permitem os tratamentos de câncer com o mínimo de efeitos colaterais.

Nesta notícia, informa-se que com a simples disposição de uma gota de urina do paciente, estes nematóides diferenciam as dos portadores de câncer, com custos mínimos como de 100 a 1000 yens, ou seja, menos de US$ 1 a 10.

Numa pequena amostra de 242 casos com este teste, que recebeu o nome de Nematode Scent, conseguiram a sensibilidade de 95,8%, que é um percentual extremamente elevado. Já havia testes anteriores com elevada precisão utilizando cães e camundongos, mas os resultados eram influenciados pelas concentrações dos cães, ainda que não fique claro no artigo o que isto signifique.

O que não se consegue ainda é a detecção do tipo de câncer, mas as pesquisas estão permitindo a detecção do que pode ocorrer nos dois anos futuros. Os cientistas estão trabalhando na identificação dos nematóides para certos tipos de câncer.

O que parece é que estas pesquisas são extremamente promissoras, principalmente pelo baixo custo das técnicas, que também podem fornecer os resultados em somente 90 minutos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: