Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Razões Para Otimismo com o Brasil

26 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image001Uma das características dos brasileiros é a sua elevada emotividade que determina rápidas alternâncias de otimismos com pessimismos e, mesmo dentro do atual quadro de grandes dificuldades, há razões objetivas para acreditar na melhoria da situação.

Mapa do Brasil sobre uma foto de um satélite

Certamente, o presente momento é dos que apresentam muitos problemas para o Brasil que acaba gerando um grande sentimento de dúvidas com relação ao futuro do país. No entanto, comparando com outros deste mundo, verifica-se que existem muitas razões objetivas que justificam maior confiança com relação a sua evolução nas próximas décadas.

Poucos países contam com recursos naturais tão abundantes, com disponibilidade de terras cultiváveis que ainda podem elevar a sua produtividade, como vem ocorrendo intensamente nas últimas décadas. A biodiversidade brasileira é notória no mundo, a ponto de afirmar-se que num quilômetro quadrado da Amazônia dispõe-se de mais DNA que em todo o território dos Estados Unidos. As disponibilidades de águas potáveis são expressivas, este fator que começa a se tornar escasso em muitos países e até em algumas regiões brasileiras. Os recursos minerais disponíveis são tantos que não podem ser explorados imediatamente a ponto de deprimir os seus preços nos mercados internacionais. Uma ampla rede de cidades se interializou pelo país, multiplicando o Brasil realmente ocupado.

Examinando os países que enfrentam problemas de etnias diversas com questões regiosas, ambas difíceis de serem superadas, mostra que o povo brasileiro é um privilegiado, fazendo com que haja uma miscigenação que resulta em aumento de sua criatividade. Suas manifestações são reconhecidas mundialmente, como na música popular que é das mais divulgadas em todo o mundo. Também podem ser aproveitadas para iniciativas criativas em variados setores econômicos.

O atual interesse pela educação como mecanismo de melhoria dos seus recursos humanos continua atraindo investimentos privados locais e externos, mesmo com eventuais dificuldades para a concessão de bolsas por parte do governo. Não somente nas periferias das grandes metrópoles como em todo o interior brasileiro ampliam-se as instituições privadas, complementando as oficiais, para a educação de diversos níveis, inclusive de linguas estrangeiras. Muitas universidades com mais de um milhão de alunos se multiplicaram no país, ainda com possibilidade de melhorar na sua eficiência. Certamente, haverá um impacto na formação de novas classes médias nas próximas décadas.

Verifica-se o vivo interesse por iniciativas de pequenos e médios portes, com os principais jornais brasileiros publicando suplementos semanais sobre as possibilidades existentes. Na maioria dos países, estas empresas são o grande suporte de suas economias. Muitas terão oportunidade de crescer, ainda que a rotatividade seja naturalmente elevada. Acabam sendo verdadeiras escolas de novos empresários.

Ainda que sempre existam os que ficam lamentando as dificuldades, nota-se que uma parcela importante da população brasileira, que melhorou sensivelmente o seu padrão de vida nos últimos anos, procura adaptar-se às novas situações, dentro do que está sendo denominado de novo normal no mundo, com grandes e frequentes mudanças das condições prevalecentes. Nota-se a elevada flexibilidade da população para ajustar-se até nos quadros de dificuldades.

Ainda assim, percebe-se que as famílias estão investindo na educação dos seus filhos, pensando num prazo mais longo, que era um ponto crítico dos brasileiros acostumados às benesses de um país tropical. Até os variados acidentes climáticos estão obrigando todos a pensarem nas soluções de longo prazo, contribuindo na economia da água e da energia elétrica.

Acusava-se os brasileiros, principalmente os jovens, pelo desinteresse na participação política. Ainda que eles não estejam satisfeitos com o atual governo, bem como com o quadro político-partidário existente, as manifestações populares que estão ocorrendo vai levando-os à consciência de que necessitam de mecanismos para a efetiva participação nas decisões nacionais, o que os obriga a se voltar para as atividades políticas, ainda que exigindo mudanças na legislação sobre a representatividade democrática.

Verificando muitos países que tiveram um desenvolvimento acelerado nas últimas décadas, nota-se que agora enfrentam problemas graves, como os do aumento insuportável da poluição. As possibilidades de um desenvolvimento econômico, político e social mais sustentável no Brasil, ainda que exijam trabalhos duros, parecem mais factíveis neste país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: