Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Relações do Japão Com a Alemanha

9 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image001A visita de Angela Merkel ao Japão depois de sete anos provoca um aumento de assuntos abordados na imprensa japonesa sobre as influências germânicas, que são menos intensas do que seria de se esperar com as semelhanças nas formas de pensar de ambos os povos.

Angela Merkel durante visita ao Japão

Os japoneses e os alemães apresentam muitas semelhanças nas suas formas de pensar. Quando da abertura do Japão para o exterior no início da Era Meiji, para a elaboração do Código Civil do Japão pesquisou-se o que havia de mais avançado na época no mundo, e era o que estava se adotando na França, que liderava muitas inovações no mundo. No entanto, com um exame mais profundo, notou-se que as formas de pensar dos japoneses apresentavam maiores semelhanças com as dos alemães, acabando-se por incorporá-las na legislação japonesa. A Alemanha já provocava admiração mundial com a sua medicina, e tanto a brasileira como a japonesa acabaram sendo fortemente influenciadas pelos seus conhecimentos.

Na Primeira Guerra Mundial como na Segunda, o Japão e a Alemanha se posicionaram do mesmo lado. No entanto, do ponto de vista da culinária, por exemplo, pode-se afirmar que poucos japoneses conhecem o que é mais usual entre os alemães, como também a recíproca é verdadeira.

Um artigo publicado no Asahi Shimbun, elaborado por Ken Sakakibara, apresenta algumas curiosidades. Quando o exército japonês atacou a concessão alemã que existia na China, em Gingdao, acabou por aprisionar cerca de 5 mil soldados alemães, que foram levados para diversos lugares no Japão, recebendo bons tratamentos. Eles foram os pioneiros que levaram contribuições alemãs para os japoneses no começo do século XX.

Uma delas foi a forma de preparo de pães dos alemães, que usam muito centeios e são demorados para serem assados. Até hoje existem poucas padarias no Japão que usam as técnicas aprendidas por um dos prisioneiros, que permaneceu no país mesmo depois de sua libertação. Seus descendentes continuam até hoje com padarias que preservam estas contribuições.

Também as famosas salsichas alemãs continuam de uso restrito no Japão até hoje, mas as mesmas também decorreram de conhecimentos que os alemães levaram para o Japão. Pode-se afirmar que as atuais salsichas japonesas contêm mais carnes suínas do que outros ingredientes que hoje são utilizados em outros países, acabando por ficarem mais saborosas.

O que estes prisioneiros alemães também ajudaram a levar para o Japão foram as músicas eruditas de Beethoven, sendo que a primeira apresentação com a participação destes prisioneiros ocorreu em 1918 na localidade de Naruto, na Prefeitura de Tokushima. Hoje, a música clássica ocidental é muito apreciada pelos japoneses, que contam com ótimos músicos como famosos maestros, boas orquestras e salas para seus concertos, e uma multidão de admiradores.

Em muitos outros setores, como as empresariais, pode-se afirmar que os japoneses e os alemães são mais concorrentes internacionais, tendo absorvido o que existe de avançado no mundo, mas contando com tecnologias próprias. Existem algumas culinárias japonesas que se tornaram conhecidas no mundo e que também estão sendo utilizadas na Alemanha, com adaptações como o uso de chucrutes até em ramen, o que soa sempre muito estranho.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: