Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tóquio Considerada o Melhor Lugar para Viver

5 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002Apesar de pesquisas indicarem que Tóquio é uma das mais caras cidades do mundo, ela ainda é considerada como uma das melhores para se viver.

Local próximo à Estação Kochioji, em Tóquio, em foto que ilustrou a matéria do Asahi Shimbun

Um artigo publicado por Takeshi Kamiguri no jornal japonês de grande tiragem, o Asahi Shimbun, informa que Tóquio foi considerada a melhor para viver numa pesquisa efetuada nesta semana, mas outros levantamentos consideram que o custo de vida por lá seja dos mais elevados. Ruas limpas, residências adequadas e conveniências dos serviços públicos vêm elevando a cotação de Tóquio.

O ranking das cidades se baseia em valores urbanos intangíveis como a hospitalidade, segurança e serviços rápidos que envolvem 36 fatores. Tóquio se destacou principalmente pela limpeza de suas ruas, generosidade dos residentes e serviços eficientes. Pela ordem, as demais cidades no mundo foram Viena, Cingapura, Toronto, Nova Iorque, Copenhagen, Berlim, Estocolmo, Hong Kong e Londres. Em que posições ficariam as cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo?

Ainda que os critérios venham evoluindo, estas pesquisas estão sendo feitas com regularidade, considerando também os lugares que são considerados os melhores. Kichijoji, em Musashino, na parte ocidental de Tóquio, foi considerado o mais agradável.

Em segundo lugar ficou Ebisu Shibuya Ward e em terceiro Yokohama, seguido por Meguro, em Shinagawa. Está havendo uma saudável competição, e as posições vão se alterando no tempo.

Um dos responsáveis pelas pesquisas comentou que as pessoas estão começando a se preocupar mais com os valores realistas, como a facilidade de fazer compras, em vez de apenas as impressões que eles têm das áreas.

As pesquisas em Tóquio foram efetuadas online, envolvendo 3 mil moradores, entre os de idades de 20 a 49 anos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: