Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Candidato Naturalizado Japonês Para a Assembleia Local

20 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , , | 4 Comentários »

clip_image002 Ainda que lentamente, estrangeiros naturalizados japoneses começam a ingressar na política como é o caso de Komaki Lee, que mora 27 anos em Shinjiku.

Foto de Komaki Lee que ilustra matéria no The Japan Times

Um japonês naturalizado de origem chinesa, Komaki Lee conhece profundamente a região de Kabukicho, em Shinjiku, e está se candidatando a um posto na Shinjiku Ward Assembly, na tentativa de representar estes estrangeiros residentes no Japão. Ele conhece profundamente esta parte da cidade de Tóquio, pois trabalhou como guia turístico para visitantes estrangeiros apresentando todas as atrações, inclusive da vida noturna. Falando bem o japonês, conhece tanto as fachadas (tatemae) dos japoneses como os seus verdadeiros sentimentos (honne).

Sabendo que ainda existe uma discriminação com relação aos estrangeiros no Japão, que está diminuindo com a globalização, ele deseja mostrar a turistas chineses como seria um verdadeiro sistema democrático, mesmo com suas limitações, continuando com seus trabalhos que compreende também um restaurante chinês. Seu pai sofreu os efeitos da Revolução Cultural na China e tiveram que emigrar para o Japão. Deseja representar os estrangeiros de variadas origens, que são relativamente elevados em Shinjiku.

Kabukicho é uma parte mais obscura de Shinjiku, onde existem lojas extravagantes, restaurantes, cabarés e estabelecimentos onde o sexo é o negócio principal, além de todas as coisas que não costumam ser apresentadas abertamente para o público. Conhecer este submundo da cidade também é importante, pois lamentavelmente costuma existir em qualquer metrópole.

Mas também os aspectos que refletem a verdadeira cultura popular dos japoneses estão presentes, com suas contribuições nos marcos que são atrações turísticas, como os templos. Este verdadeiro Japão que nem sempre é conhecido de todos parece ser de seu conhecimento. E muitos estrangeiros residentes naquele país acabam sendo marginalizados, apesar do aparente nível de elevado bem-estar.

Como Tóquio é uma metrópole dinâmica, com constantes aperfeiçoamentos, quem conhece todos os seus aspectos pode dar a sua contribuição, neste processo de crescente globalização que atinge toda a Ásia.


4 Comentários para “Candidato Naturalizado Japonês Para a Assembleia Local”

  1. Maurício Mota
    1  escreveu às 19:35 em 20 de abril de 2015:

    Vou definir este blog com apenas uma palavra: EXCELENTE!!!!!!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:55 em 22 de abril de 2015:

    Caro Maurício Mota,

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota

  3. Jonas
    3  escreveu às 14:43 em 25 de abril de 2015:

    Ola Sr. Paulo, apenas uma observação, é Shinjuku né?

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 10:32 em 26 de abril de 2015:

    Caro Jonas,

    V. tem total razão. Não sei porque errei repetidas vezes. Desculpe-me.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: