Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lava a Jato no The Wall Street Journal

8 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Mesmo as notícias já divulgadas amplamente no Brasil ganham repercussão quando publicadas em jornais internacionais de prestígio como The Wall Street Journal.

 

Foto que ilustra artigo publicado no The Wall Street Journal

Mesmo que o conteúdo do artigo publicado por Will Connors e Luciana Magalhaes no The Wall Street Journal já tenha sido amplamente divulgado no Brasil e partes na imprensa internacional, sempre um artigo longo naquele jornal acaba tendo uma repercussão nos meios financeiros e empresariais dos Estados Unidos, onde se concentram seus leitores.

A íntegra do extenso artigo em inglês pode ser acessada no www.wsj.com/articles/how-brazils-nine-horsemen-cracked-petrobras-bribery-scandal-1428334221. A diferença é que se enfatiza a formação dos principais promotores nas universidades norte-americanas sem se mencionar a influência do que aconteceu na Itália no combate à máfia.

Menciona-se que, pela primeira vez no Brasil, importantes empresários das empresas de construção pesada bem como altos funcionários de uma estatal foram presos, nas mesmas condições em que outros investigados de crimes menores. Muitos, para terem as possibilidades de suas penas reduzidas, estão utilizando da delação premiada.

A opinião de muitos mencionados é que isto altera substancialmente o problema da criminalidade no Brasil, sendo um capitulo importante, mesmo que os julgamentos definitivos ainda estejam longe de ser concluídos.

É preciso considerar que estas prisões, que ainda são temporárias e preventivas, estão baseadas em algumas provas que só podem ser reforçadas por estas delações premiadas feitas por criminosos confessos e ainda haverá um longo processo até as instâncias finais. Muitos congressistas estão sendo investigados depois de uma aprovação do processo por um membro do Supremo, que costuma ter critérios que podem divergir na comprovação dos crimes com as instâncias locais.

Para que não haja frustrações da opinião pública ávida na caça dos criminosos, há que se notar que, salvo de criminosos confessos, haverá ainda muitas apelações de processos que possam anular parte das provas colhidas, bem como contradições que estão sendo constatadas entre as delações já colhidas.

O envolvimento de políticos importantes nas investigações, como o presidente do Senado e presidente da Câmara dos Deputados, que continuam em plena atividade, bem como a impossibilidade de investigações da Presidência da República durante o seu mandato, acabam por permitir que todos estes processos ainda demandem muito tempo para se chegar ao seu final. Ainda assim, muitas empresas que vinham utilizando métodos escusos para obter encomendas importantes do governo acabarão se inibindo, considerando as possibilidades de punições futuras.

Não se pode negar, também, que os impactos sobre a evolução da economia brasileira no curto e médio prazo acabam sendo recessivas diante das dificuldades que estão sendo acumuladas, com uma ação governamental defensiva, além do envolvimento de grandes grupos responsáveis por projetos de vital importância para o futuro do País.

O Brasil, que já não gozava de uma admiração pela pobre perfomance de sua economia, pode ter ampliado os receios de investimentos e financiamentos externos com tamanha divulgação de fatos ainda não comprovados definitivamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: