Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Estimativa de Safra de Grãos no Brasil

10 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os brasileiros urbanos que ficam pessimistas deveriam ver o que está acontecendo no meio rural, onde a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento estima uma safra de cereais perto de 200 milhões de tonelada para 2014/2015.

Colheita de cereais no Brasil

Os brasileiros que habitam os centros urbanos não costumam acompanhar o que está acontecendo no meio rural do Brasil. A Conab – Companhia Nacional de Abastecimento divulgou a nova estimativa de safra de grãos em cerca de 200 milhões de toneladas para 2014/2015.

Para efeito de avaliação, poderia se usar a base de 1970, quando eu era responsável pelo programa Corredores de Exportação e a safra estava estimada em cerca de 10 milhões de toneladas. Foram tomadas medidas para acompanhar a revolução verde, o desenvolvimento dos cerrados e agora estamos próximos da segunda revolução verde, elevando a eficiência da produção de grãos para se chegar a esta nova estimativa. Considerando o período, chega-se a cerca de 6,9% de crescimento médio anual.

Como consequência, até a região hoje conhecida como MATOPIBA, que compreende áreas consideradas problemáticas no passado, como as do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia, foram transformadas em verdadeiros tapetes verdes de produções altamente mecanizadas, onde os agricultores trabalham com seus smartphones ligados com o mercado de Chicago e máquinas agrícolas com ar-condicionado, GPS e outras inovações que custam milhões de dólares.

Uma extensa rede de cidades se organizou em todas as regiões pioneiras, e parte substancial destas produções são escoadas em direção norte, com grandes multinacionais centenárias, como a ADM e a Cargill atuando na região. Economiza-se milhares de quilômetros de transporte, sendo que parte é efetuada pelos meios fluviais.

Os pessimistas brasileiros deveriam ser obrigados a visitar e constar o que está acontecendo nestas regiões, que eram consideradas as mais atrasadas do Brasil e hoje ajudam a sustentar a economia brasileira. Muitos brasileiros, formados em nível universitário no Sul–Sudeste brasileiro, hoje estão atuando nestas regiões, conquistando elevados padrões de vida.

Quem imaginaria que Tocantins, que foi criado com a Constituição de 1988, quando o governador Siqueira Campos ameaçava fazer uma greve de fome para constranger os constituintes, poderia consolidar-se em tão pouco tempo, tendo cidades como a capital Palmas e outras modernas que salpicam este novo Estado.

Parece da mais elevada conveniência que os brasileiros tenham uma visão da história que continua ocorrendo, ajudando o Brasil a abastecer o resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: