Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Lamentável Atual Largo da Batata

13 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001O Largo da Batata, que tem este nome por ter sido o primeiro centro de abastecimento de legumes e tubérculos, está hoje perdido na confusão criada pelos planejadores urbanos de São Paulo.

Largo da Batata original, que recebeu este nome por ser um entreposto da Cooperativa Agrícola de Cotia

Famílias de imigrantes japoneses se instalaram no município de Cotia nos idos de 1927, formando a Cooperativa Agrícola de Cotia. Dois fatores principais influíram para tanto: a terra pobre e barata da região e a formação de uma escola primária que atraía famílias de imigrantes japoneses desejosos de um local onde seus filhos tivessem pudessem estudar.

A produção agrícola que se revelou mais conveniente naquela localidade chamada de Moinho Velho foi a da batata, mas para a sua comercialização havia que se contar com um entreposto em Pinheiros, depois de cruzado o rio. Pinheiros já era uma espécie de vila independente de São Paulo, à semelhança de Santo Amaro onde se concentrava produções como da pequena pecuária vinda do sul visando o abastecimento da capital paulista que já ganhava um impulso desde fins do século XIX.

Em torno de Pinheiros organizou-se uma comunidade com inúmeras famílias de imigrantes japoneses. Uma grande mudança ocorreu com a criação da Avenida Faria Lima, que tinha origem no Largo da Batata e se estendia em direção ao sudeste, que aos poucos se transformou numa passagem mal planejada.

Ainda que existam muitos arquitetos e urbanistas que se orgulham da capacidade brasileira neste setor, todos os improvisos que continuaram ocorrendo a transformaram num espaço mal definido, diferente de outros existentes na capital paulista, como o Largo Treze, em Santo Amaro, ou da Concórdia, no Brás. O assunto mereceu o artigo de Guilherme Wisnik, publicado no suplemento Ilustríssima da Folha de S.Paulo. Hoje, é uma vergonha que exige a mobilização da população para o seu melhor aproveitamento, pois por ela passa um volume expressivo de paulistanos todos os dias.

clip_image002

Largo da Batata atual

Enquanto isto, a Avenida Paulista está sendo indevidamente utilizada para as grandes concentrações de manifestações populares, prejudicando toda a cidade, pois esta via não foi construída com este objetivo. Nesta região vital para os deslocamentos desta metrópole, concentram-se os principais hospitais de São Paulo e o atraso de alguns minutos no seu trânsito caótico pode ser fatal para muitos pacientes.

Dada à visibilidade de qualquer evento promovido nesta avenida, ela acaba estimulando os promotores destas manifestações sem que as autoridades tenham a coragem de disciplinar o seu uso criminoso. Nós, paulistanos, temos que nos envergonhar com o planejamento urbanístico desta metrópole. Parece indispensável termos um mínimo de planejamento para que todos possam se manifestar democraticamente, não significando a necessidade de tanto caos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: