Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Matcha no Mercado Norte-Americano

10 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002O matcha é um produto tradicional na gastronomia japonesa, pouco conhecido internacionalmente, e ganha um momento de projeção nos Estados Unidos.

 

Matcha numa foto que ilustra artigo no The Japan Times

Muitos não sabem que o matcha, o pó de brotos tenros de chá verde utilizado nas cerimônias de chá, também tem um amplo uso na gastronomia japonesa. Nos Estados Unidos, este pó começa a ser misturado no leite, polvilhado sobre cheesecakes, misturado com o chocolate e até utilizado em bebidas alcoólicas, como o bourbon. Um artigo de Christine Armario sobre o assunto foi publicado no The Japan Times.

No Japão e mesmo em alguns lugares pelo mundo estão sendo utilizados em refrescos, sorvetes, bolos, pudins e uma ampla série de produtos, fornecendo um paladar suave que agrada a muitos. É um refinamento que ainda não se tornou popular, mas tende a caminhar para isso.

Nos Estados Unidos, grandes empresas de alimentos, como a Teavana, já estão adicionando o matcha na sua linha de produtos. Até como produto de beleza já está sendo utilizado, na forma de máscara para o rosto. A produção do matcha que era artesanal, com as tenras folhas colhidas manualmente, já está passando para a produção em massa, com colheita mecânica. As folhas são separadas das veias e das hastes e o restante é triturado em pedras de granito e estão sendo enlatados em pó.

Informa-se que há mais de um milênio os monges budistas no Japão começaram um ritual diário de moagem das folhas de chá verde transformados em pó. Eram misturados com água quente e com um batedor de bambu para serem compartilhados num vasilhame. Era o início da cerimônia do chá, que se transformou num sofisticado rito cheio de detalhes como até hoje praticado no Japão.

Com um leve sabor amargo, o líquido com um pouco de espuma é sorvido ritualmente numa tigela especialmente preparada com cerâmica de alta temperatura. Depois de preparado, é passado para o apreciador que a gira admirando a qualidade desta tigela antes de sorver demoradamente o seu conteúdo. Toda a cerimônia é cheia de detalhes e normalmente conta com a participação feminina, com a água preparada numa temperatura amena. A cerimônia é mais para a alma do que para o corpo físico e costuma ser finalizado com a apreciação de um pequeno doce japonês de sabor também suave e sofisticado.

clip_image004

Cerimônia do chá tradicional

Existe uma versão masculina, esta preparada com as folhas de chá da mais alta qualidade, havendo também um rito diferente com o uso de diferentes xícaras, quando a bebida vai sendo lentamente transferida de uma para outra. Na realidade, a cerimônia é para estimular a reflexão e normalmente é praticada por dois amigos que têm como ligação um profundo respeito entre eles.

Como o matcha é de um sabor suave e sofisticado, nada mais natural que fosse aproveitado para outros usos, notadamente de algum tipo de confeito, também de sabor suave. Ainda que o matcha contenha um pouco de cafeína, ele é menos acentuado do que no chá comum ou no café. Por ser saudável, acaba também sendo utilizado como alimento.

Tudo indica que o seu consumo tende a se popularizar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: