Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupante Elevação da Temperatura Mundial

22 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Muitas agências no mundo vêm coletando sistematicamente informações sobre as temperaturas, havendo indícios que este ano, pelos dados iniciais, esteja entre as mais elevadas das séries coletadas. No gráfico abaixo, está comparada com a média do século XX.

clip_image002

Gráfico que ilustra artigo publicado no site da Bloomberg mostrando que, nos registros existentes, as temperaturas estão se elevando cada vez mais, sendo que em março último foi a mais alta de toda a série (está no traçado mais forte em vermelho)

Tom Randall e Blacki Migliozzi publicaram um artigo no site da Bloomberg informando que os dados colhidos pela NOAA – National Oceanic and Atmospherie Administration mostram que neste início de 2015 prossegue a tendência do ano passado, com temperaturas mais elevadas desde os registros existentes em 1880. No artigo, os dados podem ser animados mostrando que em 135 anos as medições mensais da terra e do mar estão entre as mais elevadas. Treze dos quatorze anos mais quentes estão no século XXI e 2015 está caminhando para quebrar um novo recorde.

clip_image004

Mapa que ilustra o artigo do site da Bloomberg com as temperaturas coletadas (Source: NOAA’s National Climatic Data Center)

Estas indicações foram também confirmadas pela Japan Meteorological Agency. A NASA, pelos seus dados, informa que é a terceira mais elevada da sua série. Mas, todas as agências concordam que o início deste ano está com temperaturas recordes.

Tudo isto indica que o temido El Niño pode ser rigoroso, causando secas em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil. As temperaturas têm sido recordes na Austrália como na Califórnia, mas pode haver chuvas intensas naquele estado norte-americano, suavizando a sua falta de água.

Em qualquer circunstância, estas elevações de temperaturas são preocupantes, pois costumam indicar muitas irregularidades climáticas, com fortes tufões e chuvas intensas em algumas regiões. Mas estas primeiras indicações do ano não são suficientes para determinar fenômenos como El Niño, que dependem da evolução durante o ano nas principais correntes marítimas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: