Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

60 Anos de Exportação da Vale Para o Japão

29 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001A Vale pretendia exportar o minério de Minas Gerais e o Japão pretendia expandir o seu setor siderúrgico depois da Segunda Guerra Mundial no início da década dos anos sessenta do século passado. A visão de estadistas de algumas personalidades permitiu viabilizar um dos empreendimentos bilaterais mais desafiantes do mundo.

Exportação de minério de ferro de Carajás pelo porto de Itaqui

O minério de ferro é um dos produtos de peso específico mais pesado e de menor valor por tonelada. Tornar viável a sua exportação do Brasil para o outro lado do planeta foi um dos desafios que alguns empreendedores como Eliezer Baptista, do Brasil, e Toshiwo Doko, do Japão, enfrentaram, transformando os dois países em sócios num dos sistemas logísticos que impressionaram o mundo, sendo copiados por outros, como os australianos. O quadro econômico de então era muito mais difícil que o atual.

A então Companhia Vale do Rio Doce, hoje somente Vale, buscava aumentar a sua produção e exportação. O Japão pretendia expandir a sua siderurgia no após guerra. Mas a distância que os separavam era a maior do mundo. O problema só poderia ser resolvido utilizando portos eficientes capazes de manipular grandes volumes, navio de grande porte e o sistema só se tornaria possível havendo cargas de retorno em volume e em fluxos expressivos.

E o Brasil não possuía recursos para pesados investimentos e o Japão só dispunha de tecnologias para a construção de navios. A solução tornou-se possível com a montagem de um sistema logístico que transportava o minério que vinha de Minas para o porto de Tubarão no Espírito Santo utilizando a ferrovia Vitória-Minas, que seria dotada de equipamentos de alta capacidade para embarque destes minérios para navios denominados “ore-oil” de grande porte. Seriam levados para portos japoneses como de Oita, ao lado das usinas siderúrgicas japonesas e lá desembarcados. Estes navios, carregados de água (não podem navegar vazios) iam até o Golfo Pérsico, onde eram esvaziados e carregados de petróleo que o Brasil necessitava importar na época. Eles eram transportados para os portos brasileiros, fechando todo o circuito. Os navios precisavam ser de grande porte para terem custos baixos, e começaram com os de 170 mil TDW e chegaram a 400 mil. Um acordo de exportação de longo prazo foi firmado, e serviram de garantia para os bancos que financiaram o projeto.

O Brasil tornou-se competitivo na exportação de minérios para o Japão, com relação a outros potenciais fornecedores como a Austrália, a Índia e o Canadá que estavam mais próximos dos portos japoneses e cujos custos de transporte eram, por consequência, mais baixos.

Depois do início do funcionamento deste sistema, o Brasil passou a utilizar também o porto de Mindanao, nas Filipinas, para viabilizar a exportação para outros consumidores de minérios como a Coreia do Sul e a China que ainda trabalhavam com volumes menores do que o Japão. Países com a Austrália copiaram este sistema para poder continuar no mercado mundial competindo com os brasileiros.

Uma adaptação deste sistema viabilizou também a exploração do minério de Carajás, construção da ferrovia até o porto de Itaqui, no Maranhão, e sua exportação para o mundo. O mesmo esquema de financiamento foi estabelecido, com um contrato de longo prazo que permitia o financiamento de todos os investimentos necessários.

Quando alguém afirma que não podemos exportar para a Ásia outros produtos, deve se lembrar sempre de que qualquer um deles contém mais valor adicionado que o minério de ferro, e costumam pesar menos. Hoje, muitas das exportações e das importações são feitas com o uso de contêineres e sempre existem possibilidades técnicas para transportá-los até em navios que exportam granéis sólidos como cereais ou minérios.

Como afirmou Eliezer Baptista numa entrevista concedida a Francisco Góes, do jornal Valor Econômico, o Brasil necessita caminhar na mineração para a produções mais sofisticadas como as terras raras, que podem ajudar a produzir metais de alta tecnologia. A cooperação nipo-brasileira, que está sendo efetuada para os estudos da Elevação Rio Grande, apresenta estas possibilidades e, havendo personalidades com pensamentos de estadistas, pode ser que venham a ser possíveis, até para as à Ásia, tendo contêineres asiáticos com produtos industriais.como cargas de retorno Estamos precisando destes estadistas, pois tecnologia para tanto está disponível, havendo também recursos financeiros abundantes para projetos de infraestrutura.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: