Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Causas Que Facilitam Problemas Como da FIFA

28 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Os noticiários de todo o mundo estão inundados de artigos sobre os graves problemas detectados na FIFA e eventos e instituições regionais relacionados a ela, mas poucos ainda são profundos para indicarem algumas condições que favorecem estas irregularidades.

Secretária da Justiça dos EUA, Loretta Lynch, anuncia indícios de irregularidade na FIFA

Os analistas que possuem experiência apontam algumas condições que favorecem irregularidades como as que estão sendo denunciada, relacionadas com a FIFA e dirigentes de entidades regionais ligadas a ela. De um lado existem volumosos recursos de patrocinadores interessados nos eventos, como os futebolísticos que atraem grandes públicos, onde seus dirigentes podem decidir sobre aspectos cruciais que favoreceriam determinados interesses. Também fornecedores e prestadores de serviços como os meios de comunicação, notadamente a televisão, possuem grandes interesses nestes eventos.

Estas entidades privadas, como a FIFA, conseguem aglutinar os representantes do futebol da maioria dos países do mundo, que aceitam suas regras, mesmo que superando legislações locais, como aconteceu na última Copa do Mundo no Brasil. Elas estão localizadas em paraísos fiscais que não permitem a fiscalização de suas contas, como na Suíça, fazendo com que seus controles fiquem difíceis. Naquele país estão localizadas centenas de entidades esportivas que gozam de privilégios semelhantes aos da FIFA.

Estas entidades permitem reeleições dos seus dirigentes que acabam incorporando vícios que facilitam estas irregularidades. Como contam com muitos recursos, podem proporcionar aos representantes dos diversos países vantagens, como viagens e outros mais expressivos, que os induzem a votarem com os seus dirigentes que estão detendo os seus controles. Muitos dirigentes permanecem no seu comando por décadas com diversas reeleições.

Muitos eventos se repetem depois de alguns anos, como a Copa do Mundo que é realizada a cada quatro anos, em diferentes países. Os eventos que se realizam com regularidade acabam criando instituições que atendem as necessidades dos mesmos com maior eficiência. Os eventuais tendem a requerer providências que dificilmente se repetem e que tendem a gerar ineficiências.

Muitos destes eventos exigem longas preparações, como as Copas que são decididas com grande antecedência. Os entendimentos relacionados com os patrocínios, bem como as transmissões, são decididas com anos de anos de antecipação. Das Copas do Mundo, já existem duas decididas para Moscou em 2018 e para Qatar em 2022, já em 2014 com os dirigentes de então. Como existem muitas obras que precisam ser providenciadas, os interesses de muitos envolvidos são grandes, gerando muitos entendimentos que dão margem às irregularidades.

O presente caso está sendo possível de ser investigado, pois muitas das irregularidades transitaram pelos Estados Unidos, que contam com mecanismos para apurações das transações financeiras que utilizaram seus bancos ou instituições financeiras. Mas, também permitirão mecanismos de redução das penas dos que cometeram irregularidades, na medida que cooperarem com as autoridades daquele país, de conformidade com a legislação norte-americana. Deverão ser aplicadas todas as penalidades previstas na legislação daquele país, como a prisão de idosos.

As operações internacionais costumam apresentar maiores dificuldades de controle do que aquelas que se restringem somente a um país. Mas, o futebol, por exemplo, tornou-se um esporte globalizado, com muitos profissionais atuando em mais de um país, desde jogadores, treinadores e até administradores. A esperança é que estas punições ajudem a aperfeiçoar suas práticas em todos os segmentos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: