Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância do Futebol no Mundo

27 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image001Este site vem insistindo que o futebol é o esporte que abocanha metade de todos os recursos do mundo aplicado nas diversas modalidades esportivas. Mesmo as divulgações destacadas dos escândalos que atingem a FIFA na mídia internacional mostram esta importância.

A abrangência mundial do futebol

Já afirmamos neste site que visitando até os confins de países asiáticos, quando informávamos que éramos brasileiros, logo os nossos interlocutores mais modestos lembravam a figura como do Pelé, posição hoje ocupado por Neymar. Para a confirmação desta importância, por aspectos negativos, verifica-se que os escândalos envolvendo os altos dirigentes da FIFA estão sendo divulgados, com destaques nas primeiras páginas dos jornais da China, do Japão, passando pelos principais veículos europeus, como The Economist, Financial Times, chegando ao The New York Times e o The Washington Post.

clip_image002

Café Pelé no mercado internacional

Lamentavelmente, a fotografia de José Maria Marin, que foi presidente da CBF, está na primeira página do The Washington Post junto com os de outros dirigentes presos na Suíça, diante das investigações conduzidas pelo Departamento de Justiça dos EUA, utilizando o FBI. São fatos inusitados que somente assuntos da maior relevância mundial acabam recebendo estes tratamentos.

Todos sabiam que havia fatos estranhos envolvendo patrocínios de grandes organizações privadas mundiais para eventos esportivos como a Copa do Mundo para as próximas décadas. São interesses expressivos que também envolvem as transmissões televisivas dos grandes eventos futebolísticos do mundo. Tal é a magnitude desta importância que, ainda que seja privado, confunde-se com os interesses nacionais de muitos países.

clip_image003

Neymar, um dos brasileiros hoje mais conhecidos no mundo

A atração do futebol sobre massas em todo o mundo, dos mais modestos até os mais destacados, não pode ser ignorada tanto para os interesses comerciais como de países. Deve-se lembrar de que o Café Pelé ajudou a abrir o mercado russo para este produto brasileiro. Horácio Coimbra, um empresário pioneiro que percebia esta importância e foi o primeiro brasileiro a visitar a China, ainda quando o Brasil não mantinha relações diplomáticas com aquele país. Ele sonhava com o dia que está próximo, em que cada chinês tomasse uma xícara de café por dia.

Antes do Japão decidir profissionalizar o futebol naquele país, suas autoridades fizeram pesquisas sobre o futebol em todo o mundo, conseguindo conceber o J-League que está desbancando a importância de outros esportes naquele país. Na China, as escolas primárias estão ensinando a prática do futebol. Devem-se esperar seus efeitos nas próximas décadas. Eles pretendem chegar a vencer a Copa do Mundo no futuro.

Poucos são os países no mundo onde se pratica futebol profissional que não tenha um jogador brasileiro, desde os mais importantes como a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra, a Itália como muitos pouco conhecidos futebolisticamente na Ásia. Eles são ídolos utilizados nas publicidades para a venda de produtos locais.

Este esporte que está sendo pouco cuidado por administradores profissionais no Brasil ainda é a marca mais importante do país. Não se pode admitir a miséria em que ele se encontra atualmente, com importantes clubes profissionais em situação financeira irregular. É preciso que os brasileiros tenham a plena consciência que o futebol é importante para atrair turistas para o Brasil, como facilitar o intercâmbio internacional que não se restringe ao esporte, mas a colocação de produtos brasileiros nestes mercados.

Não se pode permitir, ainda que seja privado, que a corrupção venha a comprometer a imagem deste esporte, na qual o Brasil continua sendo um personagem de destaque. É preciso que seja o instrumento pelo qual a criatividade brasileira é conhecida, como acontece na música popular, com a bossa nova e suas atualizações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: