Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Transformando o Envelhecimento Numa Vantagem

11 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Como os japoneses estão entre as populações que mais envelhecem no mundo, algumas técnicas adaptadas para o emprego dos idosos na produção estão sendo sugeridas por este artigo publicado no Foreign Affairs.

Os japoneses estão entre as populações de idades mais avançadas

Ainda que os próprios japoneses estejam tomando medidas para melhor aproveitamento das suas populações mais idosas, um artigo elaborado por Jonathan Woetzel, Michael Chui e George Dasvaux foi publicado no Foreign Affairs, acrescentando subsídios com base em experiências adotadas em muitos países.

Estão ocorrendo reengenharia das linhas de produção com dados voltados à automação, utilizações de impressões em 3D, plataformas modulares para montagens com peças comuns para uma gama de produtos distintos. Também estão sendo usadas nos varejos e serviços. Tudo isto é mais fácil de ser sugerido do que ser implementado, mas parece que deve ser feito diante da falta de alternativas.

O fato concreto é que o Japão, com a redução de sua população e seu envelhecimento, passa por um longo período de estagnação, sendo difícil retomar o seu crescimento. O que o artigo sugere é que esta situação também está gerando oportunidades, algumas percebidas pelos japoneses e outros melhor constatados pelos que estão de fora.

Uma medida que vem sendo adotada em diversos países é a elevação da idade da aposentadoria, sabendo-se que muitos precisam mudar de setor para efetuar tarefas mais adequadas à idade. Alguns conseguem aproveitar suas experiências, mas não se deve exagerar na pressão, pois existem difíceis situações de adaptações psicológicas.

Sempre existem tarefas que permitem que os idosos continuem ter retornos em satisfações, ainda que com redução de suas remunerações monetárias. Cita-se o caso da BMW alemã cuja linha de produção passou a ser mais lenta, com melhor iluminação e condições ergonômicas adequadas, com suporte de robôs.

Os locais de trabalho também estão sendo alterados, de forma que os horários sejam mais flexíveis, com tarefas que podem ser executadas em casa. Situações em que não são comparadas na sua eficiência com os mais jovens podem ser desejáveis.

Muitas das demandas destes idosos também oferecem oportunidades para novos produtos, como vestimentas e calçados mais confortáveis, produtos que não exigem muita acuidade visual ou auditiva. Também podem ser laboratórios para produtos que serão voltados para os idosos de outros países.

Eu mesmo, contando com mais de 75 anos, posso indicar muitas das minhas limitações e necessidades para tarefas para as quais me considero ainda habilitado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: