Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uma Lição Que Vem da Culinária Japonesa

8 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 4 Comentários »

clip_image002Existem lições de comportamento que valem quase universalmente. No Brasil, há um ditado que diz que “cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém”. No Japão, sempre que uma pessoa não se está sentindo bem, costuma tomar um caldo com base no arroz, que pode ter alguns ingredientes adicionais, que se chama “ochazuke”.

Uma ilustração publicada no Yomiuri Shimbun do chamado Tai-meshi, uma espécie de “ochazuke”

Na realidade, para qualquer pessoa, uma ligeira refeição confortante está baseada em algo simples, que seja de uso frequente e altere a disposição das pessoas, ajudando na sua recuperação, que começa pelo estado de espírito.

Muitos japoneses costumam colocar simplesmente um ovo cru sobre o arroz. No caso apresentado pelo artigo de Koki Hayashi, publicado no Yomiuri Shimbun, um dos jornais mais populares do Japão, há uma evidente sofisticação com a inclusão de um sashimi de pargo e alguns vegetais simples que complementam o tempero. Costuma ser acompanhado pelo chamado “suimono”, que é uma simples sopa que não leva missô, mas de sabor extremamente agradável e leve.

No Brasil, as pessoas que começam a se sentir afetadas por um simples resfriado ou está sobrecarregado de preocupações, para uma refeição cautelosa e reconfortante costuma-se tomar uma canja de galinha. Consegue-se alterar o estado de espírito com esta ligeira refeição.

clip_image003

Uma reconfortante canja de galinha

Na realidade, as alimentações devem ser reconfortantes e, ainda que contenham ingredientes facilmente digeríveis, acabam atendendo mais as necessidades espirituais que as físicas.

Nos momentos perturbados, quando todas as ordens de dificuldades se multiplicam pelo mundo globalizado, não se restringindo somente ao Brasil, onde as pessoas tendem a interpretar que as dificuldades são somente locais e políticas, sempre pode-se ajudar a melhorar o ânimo das pessoas com canja de galinha, sempre reconfortante, principalmente nos dias mais frios.


4 Comentários para “Uma Lição Que Vem da Culinária Japonesa”

  1. Edno Furtado
    1  escreveu às 13:34 em 9 de maio de 2015:

    Eu odeio culinária japonesa! Ela muito ruim!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 02:53 em 10 de maio de 2015:

    Caro Edno Furtado,

    Todos podem ter a suas preferências. Acredito que não saiba o que está perdendo.

    Paulo Yokota

  3. Carlos Silva
    3  escreveu às 11:36 em 12 de maio de 2015:

    Doutor Yokota:

    Concordo com o senhor. A culinária japonesa é deliciosa, deveras saborosa. Normalmente, quem faz afirmações como a do leitor Edno Furtado, acredita que a cozinha nipônica se resume a comer sushi e sashimi. E não é só isso, pois, a meu sentir, existem formas mais civilizadas, educadas e inteligentes de se dizer que não gosta de uma culinária estrangeira. Não bastava algo simples como “não aprecio cozinha chinesa, alemã, japonesa etc.”? “Eu odeio” é muito arrogante. Abraços.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 18:44 em 12 de maio de 2015:

    Caro Carlos Silva,

    Obrigado pelo comentário. Gostar ou não de algo é uma questão pessoal, mas na medida em que conhecemos uma ampla variedade de culinárias, as nossas opções podem ser enriquecidas. Sempre podemos aprender algo, mesmo com o que nos parece exageradamente exótico.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: