Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Culinária Chinesa Como sua Expressão Cultural

12 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Quando a China comemora a data do seu patrimônio cultural no próximo dia 13 de junho, o China Daily escolheu a culinária do país como uma das suas mais importantes expressões.

 

O pastel ou pão de Nangxiang

Entre as culinárias chinesas, uma das mais apreciadas conta com cerca de 150 anos de história, sendo a quarta da lista do patrimônio cultural imaterial na China. Normalmente cozido no vapor, o pastel apresenta ingredientes variados, conta com uma bolsa fina, sendo muito apreciado para começar uma refeição. Muitas de suas variações são encontradas nas diversas regiões chinesas e até no exterior, que não consegue um preparo tão leve como o original. Também está sendo comercializado para lanches rápidos.

clip_image004

O biscoito fino de Zhoucun de gergelim

Esta iguaria conta com 1.800 anos de história, tem origem em Zhoucun de onde herdou o seu nome, da aldeia de Zibo, província de Shandong, no leste da China. É macio, perfumado, fino e crocante e como é extremamente nutritivo é recomendado para os jovens e idosos.

É descrito como sendo da forma de uma lua cheia, fina como uma folha de outono, quebrando como jade quando cai ao chão, deixando um forte sabor na boca. É a segunda na lista do patrimônio cultural imaterial nacional da China.

clip_image006

Pato laqueado de Pequim

Quem não experimentou esta iguaria não pode considerar que conheceu a culinária chinesa, pois é a mais apreciada nos banquetes da China. Tem uma história de 600 anos, sendo um pato especial assado com muitas laqueaduras, que costumam ficar penduradas nos bons restaurantes.

O chef retira a sua pele laqueada que vai ser enrolada numa fina panqueca, junto com um molho de soja agridoce, e alguns legumes que servem de tempero. A sua cor é brilhante, com uma pele crocante e carne macia. Em muitos bons restaurantes, tudo é aproveitado depois do pato ser apresentado inteiro para os comensais, sendo até os seus ossos aproveitados para uma sopa final.

A variedade do pato, o seu peso, são todos calculados. Informa-se que originou em Nanjing, na Dinastia Ming, sendo depois transposto para Pequim no século XV. Também faz parte do catálogo do patrimônio cultural intangível da China.

clip_image008

Macarrão barba do dragão

Este macarrão muito apreciado no norte da China também tem uma história de 300 anos. Na Dinastia Ming (1368-1644), um chef real inventou este macarrão muito fino que agradou ao Imperador. Para a sua elaboração manual, ele precisa ser puxado em 4.096 tiras, também figurando com um patrimônio cultural intangível da China.

clip_image010

Uma foto do doubanjiang de Sichuan

Com a extensão territorial da China, o sul é ocupado por Sichuan, onde as culinárias são mais apimentadas, onde muitos grãos são fermentados, incluindo a soja, o arroz e variadas especiarias. Esta culinária é conhecida deste a Dinastia Qing (1644-1921) e sua receita era mantida em segredo. Também faz parte do patrimônio cultura intangível da China.

Esta é simplesmente uma pequena amostra, pois os livros tradicionais da culinária chinesa costumam contar com mais de 6 mil páginas e itens, abrangendo as que são utilizadas nas diversas regiões da China. O que se pode conhecer no Brasil é somente uma parcela mínima, mas, além na China e no Sudeste Asiático, existem bons restaurantes chineses em Londres, Nova Iorque, Paris ou Tóquio, sendo que os mais recomendados estão localizados nos Chinatowns que existem nestas cidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: