Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Embraer é Uma Exceção Brasileira

16 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Enquanto as empresas brasileiras, acompanhando a economia brasileira, não apresentam perspectivas brilhantes, a Embraer continua conseguindo vender seus produtos num mercado muito competitivo.

Alguns dos aviões produzidos atualmente pela Embraer

Acompanhamos a evolução da Embraer deste o início de suas operações. Meu irmão, Satoshi Yokota, foi o responsável pela produção de muitos deles, tendo desempenhado até o cargo de vice-presidente de Tecnologia desta empresa que começou como uma estatal e entrou no processo de privatização, continuando a ter uma parcela importante do mercado de aviões para médias distâncias, competindo com tradicionais produtores mundiais.

A Feira de Paris é uma das mais importantes no mundo, onde todos os produtores como as empresas que operam com estas aeronaves estão presentes. Também alguns aviões militares como de treinamento, operações modestas e transportes de cargas estão presentes, e a Embraer comunica que continua colocando diversos dos seus modelos neste mercado muito disputado.

Para se manter competitiva, a Embraer opera não só produzindo no Brasil como nos Estados Unidos e na Europa, pois alguns custos brasileiros não permitem concorrer com outros produtores importantes no mundo. Novos produtores estão apresentando seus modelos, ainda sem uma tradição que exige o acúmulo de longas experiências.

A Embraer, além de projetar estes aviões, conta com a colaboração de grandes empresas mundiais que ajudam na produção de partes dos mesmos, que acabam sendo montados exigindo uma difícil coordenação de empresas com comprovada capacidade no que produzem. Esta capacidade de promover o entendimento de todos é uma das qualidades que marca esta empresa brasileira.

Qualquer avião, até começar a operar, exige um apreciável tempo desde o seu projeto e, somente na medida em que comprova a sua eficiência, a empresa pode ser considerada consagrada. Muitas já deixaram de produzi-los e outras, ainda que recebendo uma forte assistência dos seus governos, não chegaram ao nível da Embraer.

Há que se ter também uma visão do que vai acontecer neste mercado a prazo longo, onde as inovações são constantes e todas as tecnologias mais avançadas estão sendo empregadas, como novos materiais e as mais variadas técnicas. A Embraer já conquistou esta admiração mundial e vai continuar a trabalhar no sentido de sua constante melhoria. É um dos orgulhos brasileiros, num dos mercados mais sofisticados de produtos de alta tecnologia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: