Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importantes Lições de Experientes Asiáticos

9 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Existem personalidades como o professor Chong Tow Chong que são cidadão do mundo e com uma visão privilegiada planejaram suas formações em muitos países, podendo utilizar suas experiências acumuladas em benefício de estudantes das mais variadas partes do universo.

Algumas pessoas contam com uma capacidade de visão privilegiada ainda quando estudantes secundários em seus países de origem, que os permitiram candidatar-se muito cedo e obter bolsas para estudos no exterior, na fase de graduação. Já visam se tornar cidadãos do mundo, como muitos jovens de Cingapura. Observando que empresas japonesas aplicavam tecnologias avançadas na época, o professor Chong Tow Chong foi estudar na Tokyo Institute of Technology onde, ao lado de uma formação sólida em engenharia, procurou conviver com colegas japoneses e estrangeiros para absorver o que realmente era da essência da cultura japonesa. Acabou casando-se com uma brasileira de origem japonesa que também estudava no Japão e hoje eles vivem em Cingapura com seus filhos.

O que parece que ele aprendeu no Japão é a importância do que os japoneses chamam de “monozukure”, ou seja, a importância de fazer as coisas, não se limitando aos conhecimentos teóricos. Isto parece que está adaptada adequadamente nos ensinos atuais do SUTD – Singapore University of Technology and Design que ele dirige. Muitos dos obstáculos só são percebidos quando das execuções dos projetos, sendo difíceis de serem detectados somente nas suas concepções no papel.

Mas também efetuou estudos pós-graduados em Cingapura, além de obter o doutorado na prestigiosa MIT – Massachusetts Institute of Technology. Conseguiu nos Estados Unidos estabelecer relacionamentos estratégicos que hoje estão sendo utilizados no SUTD, que mantém um acordo com aquela universidade norte-americana. O SUTD também tem um entendimento com a Zhejiang University da China e recebe um elevado percentual de estudantes estrangeiros.

Na sua brilhante carreira, o professor Chong acumulou experiências que lhe permitiu elaborar muitos estudos acadêmicos que resultaram em centenas de artigos publicados em revistas técnicas internacionais de elevado prestígio, merecendo referências em milhares de outros trabalhos científicos sobre os seus, habilitando-o a obter dezenas de patentes registrados no seu nome.

Hoje, todo este cabedal está a serviço de estudantes de todo o mundo no SUTD, que adota uma atualizada concepção de ensino aproveitando o que há de melhor no mundo. Os alunos são informados sobre as limitações existentes no mundo real e são desafiados a apresentar soluções para problemas colocados pelos professores. Os trabalhos são executados em laboratórios dotados dos melhores equipamentos. Os resultados são discutidos amplamente por grupos interdisciplinares.

Seus alunos contam com oportunidades de efetuar trabalhos de verão em centenas de grandes empresas privadas, inclusive a Embraer no Brasil, onde alguns deles trabalharam com as equipes locais nas melhores tecnologias para os designs dos interiores dos aviões, verificando que os brasileiros são capazes de conciliar empenhos no trabalho com a alegria de viver.

A sua brilhante entrevista à Tokyo Institute of Technology como ex-aluno, que inclui uma série de outras importantes lições, pode ser acessada pelo:

http://www.titech.ac.jp/english/outreach/community/alumni_chong.html.

Sabe-se que o SUTD procura atrair brasileiros para estudos no nível de doutorado nas suas instalações, o que seria uma das melhores oportunidades daqueles que desejam se qualificar para os mais sofisticados projetos do mundo atual em qualquer país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: