Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lamentável Artigo da Folha de S.Paulo

16 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Apesar das revisões que estão sendo feitas no exterior sobre a descoberta do Brasil, muitos artigos brasileiros não estão corrigindo até o que Portugal está revendo sobre a descoberta desta parte do mundo.

Estátua de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Bahia, semelhante à foto que ilustra a matéria da Folha de S.Paulo

Galvin Menzies é autor do livro “1421, O ano em que a China descobriu o mundo”, publicado em português pela Editora Bertrand Brasil em diversas edições. Este site bem insistindo que existem muitas evidências que os chineses estiveram no Atlântico e no Pacífico, vasculhando esta parte do mundo já em torno de 1421, inclusive no Brasil com uma esquadra gigantesca e muitos tripulantes. Vi no Japão duas exposições dos mapas que eles deixaram.

Na Expo Shanghai 2010, os mexicanos levaram a réplica de um marco deixado pelos chineses que fez um grande sucesso, pois evidenciavam que os navegantes europeus, como Cristovão Colombo ou os portugueses em torno de 1500, tinham conhecimento deles para se aventurarem pelo Atlântico.

Os historiadores portugueses já admitiram que a famosa Escola de Sagres, que teria ensinado como navegar em alto-mar, era uma farsa, nunca existiu. Servia somente para justificar as suas viagens para a Índia, que poderia fornecer muitos produtos de interesse dos europeus. Os historiadores japoneses que mantêm um forte intercâmbio com os portugueses discutiram comigo em Tóquio sobre estes intercâmbios de informações que confirmam estas revisões.

Parece que é hora dos brasileiros se socorrerem de outras fontes de informações, além das oficiais no Brasil, para que tais erros não continuem sendo repetidos, pois acaba ficando ridículo. Seria interessante que os jornalistas brasileiros efetuassem uma atualização com as informações já disseminadas em Portugal.

Se a base histórica já apresenta estas dificuldades, parece que ficar pesquisando o que a Google consegue levantar sobre as buscas sobre o Brasil parecem inconsequentes. Tenho a impressão que existem outros assuntos de maior relevância.

A nossa sugestão é que este importante jornal efetue um esforço para ajudar na revisão da nossa história, com as informações mais atualizadas.


2 Comentários para “Lamentável Artigo da Folha de S.Paulo”

  1. juliano
    1  escreveu às 11:20 em 17 de junho de 2015:

    Em primeiro lugar: o Brasil não foi descoberto em 1500, mas sim 200 anos atras pelos cruzados, que retiravam prata da região que hoje é conhecida como Paraguai.
    Segundo: esses mapas que a China diz ser verdadeiros, na verdade são falsos. Assim como várias outros achados que eles tentam reinvindicar como descobertos por eles.

    E por ultimo: o nome “Brasil” não vem do pau brasil, mas sim de uma antiga lenda celta sobre uma ilha chamada hydrazil.

    Estudem sobre a história oculta do Brasil e verão muitas coisas interessantes…

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:28 em 17 de junho de 2015:

    Caro Juliano, como sou ignorante, não conheço nada que suporte sua afirmações que me parecem fantasiosas. Informe sobre estudos históricos confiáveis que suporte suas afirmações.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: