Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Crise Mundial no Horizonte

14 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Todos sabem que o Financial Times é um dos jornais mais influentes no mundo econômico e está localizado em Londres, um ponto privilegiado de observações. Conta com colunistas experientes, como Martin Wolf, que publicou um novo livro que saiu em português e concedeu uma entrevista a Robinson Borges, do Valor Econômico.

clip_image004

Capa do novo livro de Martin Wolf, colunista do Financial Times

Todos sabem que a crise econômica mundial de 2007/2008 começou com o exagero dos financiamentos bancários para o setor de construção civil, que acabou num aumento insuportável da inadimplência e elevou grandes bancos a risco de falência. As autoridades mundiais acabaram assistindo estes bancos, apesar dos seus comportamentos condenáveis, diante da possibilidade de um risco sistêmico que poderia criar uma crise maior ao observado e cujos efeitos persistem até hoje.

Agora se observam novamente os bancos alocando muitos recursos que dispõem em abundância no setor imobiliário como outros sem contribuições relevantes no aumento da produção, com as autoridades monetárias não tomando medidas para controlar de suas operações, inclusive com o aumento dos fluxos financeiros internacionais que acabaram ficando muito superiores às transações comerciais, com manipulações condenáveis de câmbios e taxas de juros.

A liquidez mundial decorre das políticas chamadas “easing monetary policy” iniciada nos Estados Unidos e adotada no Japão e na Europa, que inundou o mundo com créditos, visando à recuperação de suas economias. O universo continua cada vez mais dependente destes bancos que pouco contribuem para o desenvolvimento tecnológico que poderia aumentar a eficiência da produção e proporcionar melhorias de condições de vida de toda a população mundial.

Muitos se preocupam com esta situação e Martin Wolf é um dos experientes analistas que estão apontando a possibilidade de uma nova crise econômica mundial, diante da repetição do quadro que já foi observado nos últimos anos. Há que se ler suas observações e apontar formas de controle dos bancos, apesar de todas as dificuldades existentes.

Há que se encontrar mecanismos que permitam um equilíbrio maior com os setores produtivos que estão procurando melhorias de suas eficiências. Somente o aumento de produtividade pode contribuir para um desenvolvimento estável que não ocorra somente no campo virtual com a contribuição de todos os instrumentos que ficaram disponíveis com a internet.

É preciso relembrar que os seres humanos se alimentam, se vestem, moram, se locomovem usando bens reais, e não vivem dos fatos virtuais que estão exagerados. Qualquer explosão destas bolhas pode conduzir a situações catastróficas, como apontadas por Martin Wolf. Espera-se que suas advertências e de outros analistas mais pragmáticos permitam um controle razoável da situação, enquanto é tempo.


2 Comentários para “Nova Crise Mundial no Horizonte”

  1. Setsuko Watanabe
    1  escreveu às 17:43 em 15 de junho de 2015:

    Tenho lido com frequencia as reportagem da Asia Comentada. São sucintos , objetivos e assuntos sui generis. Mostra a qualidade das informações que veicula.

    Eu sou fã …

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:50 em 16 de junho de 2015:

    Cara Setsuko Watanabe,

    Muito obrigado pelo seu comentário e pelo uso do site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: