Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Brasil Não Está Paralisado

24 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Os noticiários disseminados pelos meios de comunicação, com tantas notícias de oposição ao atual governo, parecem não permitir que a população tome conhecimento também de fatos relevantes no Brasil. Eles nem sempre dependem das autoridades ou de grandes grupos privados.

O Brasil com todas as suas diversidades

Poucos países no mundo dispõem de tantas diversidades como o Brasil e muitos estão sendo aproveitados, não se restringindo somente às iniciativas oficiais. O próprio setor privado, aproveitando as oportunidades existentes no mundo, procura formas de melhorar as condições da população brasileira.

A Folha de S.Paulo noticia que o maior grupo norte-americano no suprimento mundial de peixes se interessa pela criação de muitos peixes fluviais brasileiros, aproveitando as condições existentes. São principalmente os de muitas bacias como a Amazônica ou a da Prata, tentando dar escala internacional ao que já vem sendo feito modestamente para atender somente uma pequena parcela do mercado nacional. Já existem filés de pirarucu, costelas de tambaqui como muitos outros de origem brasileira, além dos que foram importados, como variações em torno da tilápia.

O Brasil dispõe de águas, muitas rações e todas as condições necessárias para a substancial ampliação destas produções, aproveitando a demanda existente no país como no exterior. Os peixes são produtos saudáveis que contam com possibilidades de crescimento substancial.

O Brasil vem também ampliando seus programas de agricultura familiar. Apesar de dispor de muitas terras cultiváveis, nos programas de apoio das famílias de agricultores, as terras costumam representar somente 10% dos custos totais. As demais, como assistência técnica, elaboração de estradas vicinais, educação e saúde, acabam representando 90%.

Neste aspecto, a assistência técnica acaba sendo de vital importância, pois capacitam estes pequenos produtores a adotarem parte das novas tecnologias, como sementes selecionadas, correção dos solos, fertilizantes, defensivos e menos possibilidades de erosões. Até chegar à comercialização, com um mínimo de abastecimento. Sem todo este conjunto, não se efetiva a melhoria das condições econômicas e sociais destes pequenos produtores, que vão se constituir na nova classe média rural, de vital importância para o País.

Noticia-se também que a soja transgênica do Brasil passou a ser aceita na Europa. Um preconceito acabou disseminando a ideia que produtos transgênicos poderiam apresentar riscos para a saúde. Depois de décadas de seu uso em diversas partes do mundo, estão sendo aceitos pelos principais mercados.

Sempre haverá consumidores com preferência aos produtos orgânicos ou que não sejam de sementes transgênicas. Eles devem apresentar suas vantagens, mas acabam implicando em custos mais elevados. Estes avanços que estão sendo obtidos nas técnicas agrícolas, não somente no Brasil, acabam reduzindo os problemas da fome no mundo, que continuam sendo graves.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: