Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Mercado Online na China

23 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 1 Comentário »

As empresas chinesas que atuam no mercado online, tanto na China como no exterior, estão melhorando suas bases para entregas eficientes, dadas as potencialidades deste mercado.

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Ilustração constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Todos sabem que empresas chinesas, como a Alibaba e a JD.com, estão agressivas para aproveitar o potencial do mercado chinês para as vendas online, o que vem acontecendo também no exterior. Os asiáticos possuem uma longa experiência nos sistemas de entrega rápida para os seus clientes, mas as novas escalas potenciais exigem grandes investimentos nas suas bases logísticas, com novas tecnologias adequadas para a manipulação de grandes volumes.

Um artigo publicado por Wataru Kodaka no Nikkei Asian Review informa sobre os investimentos que estão sendo feitos em centros estratégicos para estas entregas de forma eficiente, contando com uma rede espalhada pela China. No passado, a infraestrutura com que a China contava era deficiente, fazendo com que o telefone celular, por exemplo, se expandisse mais rapidamente, dada a insuficiência dos telefones fixos.

Agora, depois de algumas décadas de pesados investimentos dos chineses nos meios de transporte, tanto rodoviário, ferroviário como aéreo, não se pode duvidar que eles dispusessem das bases para entregas rápidas e confiáveis. Minha experiência pessoal era que entregas das malas nas viagens eram confiáveis, mesmo no período que o sistema ferroviário chinês aparentava estar obsoleto.

As dimensões chinesas sempre assustam, mas as estimativas do e-commerce aparentam ser razoáveis nas suas projeções, pois a adoção de inovações têm sido surpreendentes na economia chinesa, com a formação de um mercado interno respeitabilíssimo, adotando rapidamente hábitos novos. O que pode ser constatado é que projetos ousados estão sendo implantados, com demonstrações de suas viabilidades.

Um caso que ficou marcado foi a entrega de volumes gigantescos de ostras frescas para seus consumidores, o que evidentemente exige rapidez e muitas tecnologias dado a fragilidade do produto. É evidente que uma operação eventual não pode ser um indicativo seguro para volumes substanciais e constantes, mas os chineses vêm demonstrando serem capazes de muitos processos que são considerados como quase milagrosos pelos analistas.

As construções rápidas de grandiosas infraestruturas, o volume da construção civil tanto para sofisticados edifícios como gigantescos conjuntos habitacionais vem mostrando que são capazes de operações volumosas, inclusive no exterior. Como estas notícias estão sendo constatadas por meios de comunicação independentes como a dos japoneses, parece que as suas possibilidades de sucesso são bem elevadas.

Os brasileiros que ficam impressionados com a agressividade chinesa de programas de grandes magnitudes, inclusive na América do Sul, não podem subestimar suas capacidades, ainda que tenham que defender os interesses nacionais.


Um comentário para “O Mercado Online na China”

  1. Juliana Cruz
    1  escreveu às 15:29 em 23 de junho de 2015:

    Acho que se os empresários brasileiros, além de ficarem impressionados, ousassem mudar e inovar os conceitos, a agilidade do mercado online também cresceria muito.


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