Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pessimistas de Plantão no Brasil

26 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo elaborado por Dimmi Amora e Valdo Cruz foi publicado na Folha de S.Paulo, com o título “Faltam grãos para as novas concessões”, revelando certo pessimismo.

clip_image002

Ilustração do artigo na Folha de S.Paulo

Ainda que o exemplo seja muito antigo, quando fui responsável pelo programa Corredores de Exportação, que visava a melhoria dos portos do Rio Grande, de Paranaguá, de Santos e de Vitória para o escoamento da produção brasileira de grãos, há muitas décadas, havia uma estimativa da produção de somente 10 milhões de toneladas, quando o programa permitia atender 20 milhões. Alguns perguntavam como se chegaria a esta cifra, quando hoje já se chegou a mais de 100 milhões.

O artigo refere-se à produção de 50 milhões de toneladas em Mato Grosso, quando estaria se cogitando da implantação de infraestrutura para 200 milhões de toneladas ano. O que se pode se afirmar é que, além destes escoamentos de grãos, muitas outras cargas e até passageiros serão transportados, em ambos os sentidos, por estas rodovias e ferrovias, quando estiverem prontas, o que deve levar muitos anos.

A área cultivada disponível ainda é muito grande e está havendo um sensível aumento de produtividade agrícola decorrente de uma revolução verde que está ocorrendo no mundo. Muitas novas variedades estão sendo desenvolvidas, os fertilizantes e defensivos estão melhorando, assim como as técnicas de plantio e colheita com muitos equipamentos sofisticados.

Muitas regiões brasileiras estão passando de produções extensivas para intensivas, induzidos pela necessidade de preservação do meio ambiente.

Daqui a algumas décadas, vai se verificar que estas atuais estimativas vão acabar sendo superadas, como tem sido usual na economia brasileira. Não vale a pena ser pessimista neste país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: