Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tecnologias Para Cozinhas Práticas

15 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 4 Comentários »

clip_image002Há décadas, era difícil imaginar que as panelas elétricas de cozimento de arroz japonês fossem ganhar tanta popularidade em todo o mundo.

As panelas de cozimento de arroz, de origem japonesa

Há algumas décadas, era difícil de imaginar que uma panela de preparo de arroz de origem japonesa utilizando somente água se tornaria popular em todo o mundo. Além de preparar o arroz do tipo consumido na Ásia, ela também passou a permitir o preparo de alguns risotos e o arroz cozido com o uso de óleo, como é mais usual no Ocidente.

Já existem no mercado muitos tipos de panelas para o preparo de diversas culinárias, como os que economizam o óleo, utilizando mais vapor como costuma ocorrer no Oriente, principalmente para os que não dispõem de muito tempo, como acontece no mundo atual. A principal dificuldade é que muitos produtos que são preferidos crocantes, como as frituras, nem sempre podem ser requentadas, com a qualidade desejada.

Anuncia-se agora, no Japão, novas panelas que superam estes inconvenientes, reduzindo o uso de gordura saturada, ao mesmo tempo em que as mantêm crocantes. Pode ser algo que venha a ganhar o mercado internacional, como foi o caso da panela de arroz.

clip_image004

Uma das ilustrações da matéria publicada no Nikkei Asian Review

Além do exemplo acima, o artigo cita outros que substituem os atuais microwaves com vantagens, fritando, assando e até preparando sopas, e os que precisam ser mantidos crespos são obtidos como os originais, mesmo quando são reaquecidos.

A matéria informa que as temperaturas podem ser controladas com o simples toque num botão, sendo o produto acompanhado com um livro que fornece todas as receitas e os seus tempos de preparo. Também apresenta vantagens, como num estrogonofe, onde todos os ingredientes podem ser colocados ao mesmo tempo, não se exigindo adicionar de tempo em tempo, levando no total somente um minuto para o seu preparo.

Estes novos aparelhos utilizam o ar quente do forno para seus controles. Existe um sensor que detecta o tipo, o tamanho e controla o excesso de gordura como do óleo quente, para reaproveitamento de alimentos que sobraram. Na experiência feita pelos jornalistas Daisuke Takimoto e Hiroshi Tokoi, foram utilizados a costeleta de porco picada com osso, sem que os produtos ficassem encharcados.

No Japão, estes equipamentos estão disponíveis por menos de US$ 50, permitindo uma refeição saudável isenta de óleo. Vamos aguardar que estas inovações cheguem rapidamente ao Brasil.


4 Comentários para “Tecnologias Para Cozinhas Práticas”

  1. Leonardo Ramos do Valle
    1  escreveu às 15:13 em 15 de junho de 2015:

    A Casa & Vídeo vende panela elétrica para cozinhar arroz, mas de origem chinesa.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:52 em 16 de junho de 2015:

    Caro Leonardo Ramos do Valle,

    As panelas para o preparo do arroz já são comuns, mas parece que estes atendem também a outros objetivos.

    Paulo Yokota

  3. Benedito
    3  escreveu às 11:57 em 16 de junho de 2015:

    Colega,
    O brasileiro FRITA o arroz. Não tem utilidade, por aqui.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 17:49 em 16 de junho de 2015:

    Caro Benedito,

    Obrigado pelo seu comentário, mas parece que fritar tanto o arroz como outros alimentos também é possível.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: