Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tendências das Metrópoles Asiáticas

17 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Há uma visível mudança na posição do custos de vida para executivos estrangeiros nas principais metrópoles asiáticas, com grande influência nos câmbios vigentes que estão se alterando.

Tóquio que foi considerada no passado a metrópole com maior custo de vida. Hoje, está em 11º lugar

Para os executivos internacionais, hoje Luanda, em Angola, é a cidade onde o custo de vida é o mais elevado no mundo, diante dos altos preços dos produtos importados e dos serviços de segurança necessários naquele país. Mas deve-se considerar o que os economistas chamam de ponto fora da curva.

Mas é nos países asiáticos que uma nova pesquisa informa que muitas metrópoles contam com custos elevados para estes executivos. Hong Kong é considerada a segunda cidade mais cara no mundo, segundo a Mercer, que efetua estes levantamentos sistematicamente. Como as mudanças destes executivos não podem ser constantes, haveria necessidade de se considerar um período mais amplo, como o de suas permanências.

Cingapura, Xangai, Pequim e Seul também constam entre as de custo de vida mais elevado, devendo se admitir que as variações de câmbio venham afetando estes dados. A valorização do yuan e a desvalorização do yen influenciaram muito, e as cidades japonesas baixaram seus custos.

Na Europa Ocidental, Zurique, Genebra e Berna foram afetadas pelo franco suíço. É evidente que os deslocamentos hoje podem ser feitos rapidamente, e nem todos estes executivos estão acompanhados de suas famílias.

Na minha experiência pessoal, supervisionando escritórios de uma empresa que atuava em toda a Ásia, eu tinha como base fixa Tóquio, deslocando-me para as demais metrópoles com facilidade, que está aumentando cada vez mais, com muitos voos de baixos custos. Existem também hotéis executivos que são utilizados por muitos profissionais, não correspondendo ao custo de vida de uma família estável.

Também os meios de comunicação como a internet estão facilitando para que decisões possam ser tomadas a distância. Também se tornaram usuais as conference call que permitem aos executivos em variados locais tenham reuniões com facilidade. O mundo globalizado é hoje uma realidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: