Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tóquio Avaliado Pela Qualidade de Vida do Monocle Magazine

12 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image001Tóquio foi considerada a melhor cidade do mundo em 2015 para se viver. A avaliação foi baseada nos critérios da cultura, tolerância, espaços verdes, conectividade e segurança.

Tóquio, tendo ao fundo a imagem do Monte Fuji

A informação consta de um artigo publicado no Japan Today, com base em uma nota proveniente de Amsterdam. A avaliação teria sido feita pela Monocle Magazine, que faz regularmente este levantamento. Sua passagem do segundo lugar que ocupava no ano passado para o primeiro neste ano decorre do paradoxo de seu gigantesco tamanho com o sentimento de paz e tranquilidade.

A lista das melhores 25 cidades é: 1. Tóquio; 2. Viena; 3. Berlim; 4. Melbouro; 5. Sydney; 6. Estocolmo; 7. Vancouver; 8. Helsinque; 9. Munique; 10. Zurique e Copenhage, empatadas; 12. Fukuoka; 13. Singapura; 14. Quioto; 15. Paris; 16. Madrid; 17. Auckland; 18. Lisboa; 19. Hong Kong; 20. Amsterdam; 21. Hamburgo; 22. Genebra; 23. Oslo; 24. Barcelona; 25. Portland.

Segundo as explicações do editor-chefe do Monocle Magazine, a pesquisa patrocinada pela AkzoNobel aumentou 22 novas indicações, incluindo vários sobre as habitações e o custo de vida, o preço de um café, de um copo de vinho e um almoço decente. Dá-se uma ênfase ao acesso ao ar livre.

O levantamento faz parte de programa que visa estimular cidades humananizadas, procurando incentivar os esforços para ajudar as zonas urbanas, tornando-as inspiradoras, procurando motivar as pessoas de todo o mundo. Continua sendo a espinha dorsal os dados como a criminalidade, saúde, educação, clima para os negócios. Mas também fatores intangíveis como o compromisso com a cultura, o tempo de fechamento dos bares, os preços de um bom almoço na proximidade dos mares, lagos e montanhas.

Evidentemente, quaisquer destes critérios acabam sendo controvertidos, pois existem muitas pessoas que temem dados difíceis de serem avaliados como os receios com os riscos de terremotos e outros acidentes climáticos. Também os desconfortos com excessos de umidade durante o verão, além das dificuldades de comunicação decorrentes das barreiras de idiomas e valores culturais locais.

Mas é interessante que na lista só figura uma cidade das Américas e nenhum dos países emergentes.


2 Comentários para “Tóquio Avaliado Pela Qualidade de Vida do Monocle Magazine”

  1. José Inami
    1  escreveu às 15:06 em 13 de junho de 2015:

    Eu já morei em Tóquio, e sinceramente essa pesquisa está totalmente furada. Os espaços são apertados, trens e metros lotados. Povo totalmemte fechado, clima ruim, verão sufocante, primavera com aquele kafunsho, outono com taifu, inverno gelado que não tem neve. Prefiro mil vezes São Paulo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:14 em 13 de junho de 2015:

    Caro José Inami,

    Obrigado pelo seu comentário. Preferências podem divergir, mas o seu parece bem inusitado.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: