Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Grandes Flutuações dos Preços no Mundo e no Brasil

28 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Muitos países se beneficiaram da expansão da economia chinesa nas últimas décadas, inclusive o Brasil, mas há indicações de problemas graves que devem provocar uma acomodação. Há que se preparar para absorver melhor estas tendências.

clip_image002

Gráfico elaborado pela Idéias Consultoria

Ainda que haja uma forte redução das principais commodities minerais e agrícolas no mundo nos últimos anos, ainda estão acima dos praticados há cerca de uma década. Os efeitos mais significativos ocorrerão com o petróleo e o minério de ferro, pois os produtos agrícolas continuam com demanda elevada e suas produções dependem de melhorias tecnológicas e condições climáticas.

O que parece mais dramático é que os preços dos produtos importantes nas exportações brasileiras também acusarem reduções significativas.

clip_image003

Gráfico elaborado pela Idéias Consultoria sobre os preços dos principais produtos exportados

Fica claro que ainda que os preços dos principais produtos exportados pelo Brasil, mesmo sofrendo quedas dramáticas, ainda se mantêm acima se comparados com os anos 2002, 2003 e 2004.

Apesar dos problemas se multiplicarem pelo mundo, a esperança é que haja algumas mudanças a partir dos próximos meses. Não se pode ter esperanças com relação ao petróleo e o minério de ferro, mas nas commodities agropecuárias, é elevada a possibilidade de que um forte El Niño acabe provocando irregularidades climáticas, prejudicando as produções. Assim, ainda que os preços se tornem fortemente compensadores, associado com a desvalorização cambial, surge a possibilidade de não se contar com grandes quantidades de produtos que possam ser voltadas para as exportações.

Evidentemente, a oferta de produtos agropecuários conta com muitas regiões produtoras que podem compensar com aumentos de ofertas, sendo de ciclos mais curtos, além do aumento da produtividade que está ocorrendo em diversos produtos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: