Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esforço do Agronegócio Brasileiro

30 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

O setor de agronegócios vem lutando bravamente para a melhoria de sua produtividade para continuar competitivo no mundo.

clip_image002

Um dos gráficos e tabelas que ilustram o suplemento da Folha de S.Paulo, no artigo de Tatiana Freitas

Ainda que a tabela acima não seja de fácil compreensão, o que deve se entender é que ela coloca a posição brasileira na produção e exportação para o mundo, onde o destaque das importações é a China e os Estados Unidos, também produtores relevantes.

clip_image004

Outro gráfico sobre a evolução das exportações do agronegócio e o percentual das exportações totais do Brasil, com destaque dos produtos principais em 2014

Observa-se que ao longo da última década, a exportação do agronegócio brasileiro vem representando pouco mais de 40% do total brasileiro, completando com os minérios e produtos industrializados. O grande destaque atual é a soja, cuja produtividade vem crescendo de forma significativa, como pode ser verificado no gráfico abaixo.

clip_image006

O PIB do agronegócio vem se mantendo acima de 20% do Brasil

O suplemento ainda traz informações sobre o aumento da produção florestal, principalmente de eucalipto, o que torna a exportação de celulose competitiva no mundo. Também estão se registrando melhorias na pecuária, cuja exportação recente vem ganhando novos mercados. Na avicultura como na produção suína, estamos melhorando, podendo o Brasil se tornar um dos mais importantes exportadores de proteína.

Existem algumas dificuldades nos produtos mais tradicionais como o café, o suco de laranja e o algodão, mas estão ocorrendo melhorias de qualidade, que, ao lado do aumento do valor adicionado no Brasil, também podem ajudar a economia brasileira, no seu importante papel no mundo.

Como são atividades intensivas em recursos humanos, notadamente em todo o seu ciclo que vai da produção, comercialização, armazenagem e industrialização até chegar à exportação, deverão continuar relevantes para a economia brasileira, com o aumento das tecnologias avançadas utilizadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: