Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estudantes Universitários no Brasil e Ensino Virtual

30 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Um pequeno suplemento da Folha de S.Paulo informa que cerca de um milhão de brasileiros estuda pelo ensino virtual, que se soma a aproximadamente de 7,5 milhões que estão matriculados nas faculdades. Há um consenso razoável de que a educação se tornou um mecanismo de ascensão social.

Aumento expressivo dos brasileiros que estão estudando a distância

Variados são os tipos de ensino a distância que estão sendo oferecidos no Brasil, desde os pós-graduados, os de nível universitário, bem como técnicos. As técnicas que estão sendo empregadas procuram aproveitar professores com boa capacidade didática, utilizando todos os meios eletrônicos.

Isto vem atendendo a uma demanda que decorre do reconhecimento que a educação é um importante instrumento de ascensão social, atendendo os que não contam com condições de frequentarem cursos regulares. Sempre houve muitos estudantes de cursos noturnos, que necessitavam trabalhar para o seu sustento e agora dispõem dos mais variados tipos, que acabam exigindo algumas complementações, como estágios para a prática dos conhecimentos com a supervisão de pessoas mais experientes.

Além dos cursos convencionais, também estão sendo oferecidos os de engenharia, de culinária e outros que exigem execuções para o seu efetivo aprendizado, o que pode ser efetuado com a ajuda de supervisões de visitas e estágios. Muitos contam com sistemas para a avaliação do aprendizado por variados mecanismos, inclusive testes que, bem aproveitados pelos alunos, permitem acompanhar a evolução obtida.

Estes mecanismos não são somente para os brasileiros menos privilegiados que necessitam de um esforço adicional para obterem conhecimentos, mas também daqueles que, por variados motivos, não contam com condições para acompanhar os cursos regulares. Citam-se casos de mães que são obrigadas a cuidar dos seus filhos e desejam fazer alguns cursos.

Com a disseminação da internet e das técnicas de educação a distância, estes ensinos a distância continuam sendo aperfeiçoados constantemente. A Fundação Lehmann, por exemplo, proporciona gratuitamente e em português aulas de cursos de grandes universidades do exterior.

Mesmo contando com um grande número daqueles que não contam com todas as condições ideais, estes estudantes estão superando os obstáculos para adquirirem, com bravura e empenho, conhecimentos que não servirão somente para suas carreiras, como para aumentar a produtividade da economia brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: