Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novo Comandante da Marinha Norte-Americana no Pacífico

1 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: ,

clip_image002Harry Harris é um almirante nascido em Yokosuka, na Prefeitura de Kanagawa, no Japão, de mãe japonesa e pai norte-americano e assumiu o comando da Marinha dos Estados Unidos no Pacífico.

 

Almirante Harry Harris. Foto: Kyodo

O artigo elaborado por Hiroyuki Akita, do Nikkei Asian Review, informa que este almirante nipo-brasileiro assumiu o comando da Marinha norte-americana no Pacífico, envolvendo cerca de 300 mil combatentes, 200 navios e 600 aviões militares contrapondo-se aos chineses no que chamam de “Grande Muralha de Areia”, onde as tensões estão presentes, notadamente no Mar da China do Sul.

Ele foi o primeiro norte-americano de origem asiática a chegar ao posto de almirante, tendo hoje 59 anos de idade, ainda que existam outros, mas sem tanta responsabilidade. Já em maio, ele tinha o comando do chamado USPACOM, que abrange quase a metade da superfície da Terra, se estendendo da costa oeste dos Estados Unidos até a fronteira ocidental da Índia, da Antártica até o Polo Norte.

Ele atua sob as ordens do presidente dos Estados Unidos e do secretário de Defesa daquele país. Ele começou a sua carreira a bordo de uma aeronave antissubmarino e continuou a ser promovido até chegar à atual posição.

Existem militares nipo-brasileiros que chegaram a postos elevados, como o brigadeiro Juniti Saito, que foi por muitos anos o comandante da Aeronáutica do Brasil, mas evidentemente não possui a importância da Marinha dos Estados Unidos. Na Marinha brasileira, só se chegou a contra-almirante, pelo que seja do meu conhecimento, e no Exército a general de brigada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: