Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O El Niño de 2015 Pode Ser o Mais Terrível em 135 Anos

21 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: ,

Ainda que os dados climáticos do mundo não sejam totalmente conhecidos em seus efeitos, o fenômeno conhecido como El Niño está entre os mais estudados e regulares, havendo registro das temperaturas das correntes marítimas no Pacífico nos últimos 135 anos. Costumm provocar irregularidades climáticas como tufões e precipitações pluviométricas irregulares em regiões críticas, inclusive no Brasil.

clip_image002

Gráfico com os registros das temperaturas nos últimos 135 anos, sendo que o traçado em vermelho acima de todos são os relativos a 2015, segundo dados da NOAA

Um artigo publicado por Tom Randall, que costuma escrever sobre o assunto para o site da Bloomberg, informa, com base nos dados da NOAA – US National Oceanic and Atmosphere Administration em cooperação com outras agências de países do Pacífico, que fevereiro, março, maio, junho e julho de 2015 registraram as mais elevadas temperaturas dos últimos 135 anos.

As temperaturas são apresentadas acima ou abaixo da média do século 20. Treze dos 14 anos mais quentes são do século 21, sendo que a deste ano está mostrando uma tendência de superar a todas, quando a NASA tinha estimado que a de 1998 fosse a mais quente. As agências internacionais mostram que os dados dos últimos seis meses indicam um início do ano dos mais quentes.

Isto é um indício forte de um novo El Niño se formando no Oceano Pacífico, cujos dados são coletados nas correntes marítimas, o que pode provocar um monstruoso fenômeno. O mapa abaixo mostra que o aumento da temperatura praticamente em todo o mundo.

clip_image004

Fonte: NOAA National Climatic Data Center, ilustração constante do artigo publicado no site da Bloomberg

Os dados do final de 2014 já mostram temperaturas elevadas que continuaram a ocorrer neste começo de 2015. Os serviços meteorológicos dos Estados Unidos estimam em 90% a possibilidade que esta tendência continuará no segundo semestre de 2015, prolongando-se para 2016.

O El Niño de 1997-1998 foi considerado o mais poderoso, mas os dados estão indicando que o deste ano para o próximo deverá superá-lo. As consequências são fortes tufões, chuvas torrenciais concentradas em algumas regiões, com outras sofrendo insuficiência de chuva, prejudicando populações como as produções agropecuárias.

São indicações preocupantes que exigem do governo brasileiro medidas compensadoras, pois os El Niños passados já provocaram grandes problemas para o País. Medidas preventivas, como formação de equipes de assistência as populações afetadas e estoques reguladores de alimentos, são recomendáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: