Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Situações Inusitadas no Mundo Globalizado

8 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Neste mundo globalizado, é até possível localizar um japonês residente em Nova York que veio ao Rio de Janeiro para abrir uma pizzaria, encontrando problemas burocráticos para a sua iniciativa.

O japonês Sei Shiroma, veio de Nova York instalar uma pizzaria no Rio de Janeiro

Tive que ler duas vezes esta notícia inusitada publicada no site da Bloomberg, num artigo elaborado por Christiana Sciaudon e David Biller, para confirmar que não estava entendendo errado. Um japonês residente em Nova York abrindo uma pizzaria no Rio de Janeiro não deixa de ser um fato inusitado, mesmo que o mundo esteja globalizado.

O assunto que estava sendo tratado são as exigências burocráticas no Brasil para abrir um pequeno negócio, como uma pizzaria. O artigo menciona que agora ficou um pouco mais simples, com as novas regulamentações, para estas pequenas iniciativas, mas faz referência à longa tradição cartorial que os brasileiros herdaram dos portugueses.

Se fosse um restaurante de sushi e sashimi, não era de se estranhar o envolvimento de um japonês. Mas pizza parecia ser assunto de um italiano ou um brasileiro se aventurando a “aperfeiçoar” o que teria origem na Itália (há dúvidas, pois o tipo de massa utilizado pode ter sido de influência árabe, que ocupou no sul da Itália durante o Império Otomano). Também um brasileiro abrir um pequeno negócio em Nova York é compreensível, mas um japonês residente naquela metrópole vir para o Rio de Janeiro também é pouco frequente. A combinação destes fatos acabam chamando a minha atenção, pois não deve ser coisa corriqueira.

Que existem muitos tipos de pizza também não se pode duvidar. Além dos tradicionais, ele apresenta um de alho confinado como de couve, e desenvolveu um forno de sua criação. Ele adquiriu estas habilidades trabalhando numa pizzaria no Brooklyn, em Nova York.

Sua vinda ao Brasil é explicada por ter encontrado uma estudante brasileira de graduação que se tornou sua esposa. Ele começou com o que está se disseminando que é uma espécie de Truck Food, mas seu sucesso o levou a estabelecer uma pizzaria. Tentou fazer isto sozinho, mas depois optou pelo uso de um despachante, tanto era a burocracia.

Realmente, trata-se de uma história que merece até um artigo no Bloomberg.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: