Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Adaptações Indispensáveis no Mundo em Mudanças

28 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muitos analistas e empresários estão denominando de nova economia a situação de acentuadas mudanças nas condições básicas para as atividades das empresas, exigindo rapidez nas adaptações sem a certeza de tendências futuras.

Charge que reflete a impressão de caos no mundo

Já é conhecido como muitos chineses interpretam as dificuldades como oportunidades, pois aqueles que conseguem se adaptar às novas situações mais rapidamente acabam usufruindo de vantagens. Isto exige uma elevada criatividade e os que já viveram em situações como estas, como os brasileiros, tendem a ser mais flexíveis nestas adaptações, pois elas envolvem também combates às corrupções e mudanças nos cenários políticos, que acabam tendo um mínimo de lógica para os analistas mais cuidadosos, ainda que a incerteza sempre esteja presente.

Os países que já haviam conseguido estabilidade, conquistando elevados padrões econômicos, políticos e sociais obtidos ao longo do tempo acabam desenvolvendo pessoas para estas condições, onde as mudanças não são frequentes e nem rápidas. São os países emergentes, que possuem contribuições de diversas etnias portadoras de culturas diferentes em sua população e apresentam quadros regionais diversos, que acabam contando com pessoas acostumadas à estas condições, como o Brasil.

Um empresário japonês, por exemplo, tem dificuldades de atuar de forma eficiente num quadro onde existe a inflação, o câmbio se altera muito, os impostos sofrem mudanças, os juros são elevados, e predominam incertezas no quadro político. Isto ocorre com muita frequência em países desenvolvidos, onde as mudanças são menos acentuadas e mais previsíveis. Mas isto diminuiu no mundo atual.

No entanto, algumas condições estão mudando no Brasil, onde a energia era relativamente barata, por contar com as hidroelétricas, e a água era abundante. Muitos países desenvolveram tecnologias para possibilitar o convívio com um custo alto pela escassez de recursos hídricos, que podem ser adaptadas para uso no país.

Sobre o câmbio, por exemplo, desenvolveu-se no Brasil um hedge automático através do casamento das exportações com algumas importações dos componentes. Apesar dos juros elevados prejudicarem muitas atividades, diversas empresas contaram com maior capitalização, para usufruírem dos custos financeiros altos. E as instituições bancárias brasileiras se mostraram eficientes para operar em todos os cenários, tanto que sempre tiveram elevados retornos, tanto nos períodos de baixo crescimento como nos de expansão.

Começam a serem identificadas diversas possibilidades de aproveitamento das biodiversidades brasileiras, bem como das diferenças existentes em suas variadas regiões. Alguns produtos, com destaque para as frutas, estão disponíveis praticamente o ano todo, ainda que se conte com sistemas de transportes precários.

clip_image004

Algumas das frutas de zonas temperadas são cultivadas no Vale do São Francisco

Muitos especialistas ficam impressionados com as plantações de frutas típicas de regiões temperadas no Brasil, como no Vale do São Francisco, usando irrigações. Na realidade, como já relatava Pero Vaz de Caminha, nesta terra plantando tudo dá.

Parece conveniente não se deixar envolver pelo pessimismo alimentado por muitos que vivem somente nas grandes metrópoles, não conhecendo todo o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: