Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Campanha Para a Redução do Consumo de Sal

5 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image001Um artigo de Ana Paula Scinocca publicado no Estadão, além de alertar para o inconveniente de uso excessivo do sal, apresenta alternativas interessantes para os temperos, muitos já bastante conhecidos dos brasileiros.

Muitos alimentos já contêm sais naturais, não necessitando de adicionar mais

Brasileiros sedentários continuam mantendo hábitos de consumo das épocas em que trabalhavam sob o sol efetuando muitos esforços, eliminando pelo suor os seus excessos de consumo como do sal. Hoje, sabe-se que se necessita somente de 2.400mg diário de sódio, que equivale a 6g de sal, que estão presentes nos próprios alimentos naturais.

O problema principal continua sendo a hipertensão arterial provocada pelo sal, que tem efeitos diferentes para cada pessoa, mas que na média está prejudicando a saúde da maioria dos brasileiros, provocando diversas doenças graves como o enfarto ou o AVC – Acidente Vascular Cerebral. O artigo da Ana Paula Scinocca, com base nas informações da nutricionista Cintia Azevedo da Vita Check Up, lista uma série de temperos que podem substituir o sal, com vantagens adicionais, tornando muitos alimentos mais interessantes e saudáveis.

A lista a seguir consta deste artigo.

1. Alho: Tem ação hipotensora, vasodilatadora e sudorífera; estimula funções respiratórias; reduz a taxa de colesterol total e triglicerídeo no sangue. Elimina toxinas e bactérias patogênicas e tem a vantagem de combinar com quase todos os tipos de cardápio.

2. Salsinha: Tem ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. É rica em antioxidantes e anti-inflamatórios. Pode ser utilizada em legumes, assados, sopas, massas, carnes e frango.

3. Cebola: Melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias, é rica em potássio, ajuda a controlar a pressão arterial, funciona como aliada no combate a problemas respiratórios e ainda combina com quase todos os cardápios.

4. Hortelã: Tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, expectorante, previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Pode ser utilizada em chás, sucos, feijões, batata, berinjela e cordeiro.

5. Limão: Aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão, regula a absorção de açúcares, pela presença de fibras solúveis, fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. Pode ser usado em sucos, temperos de saladas, entre outros.

6. Gengibre: Tem ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, antisséptica. Funciona como estimulante da circulação geral e cardiovascular. Pode ser usado ralado, em fatias, em tiras, picadinho ou ainda em suco e, ainda, para dar sabor a caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.

clip_image003

Gengibre

7. Coentro: Melhora a digestão e previne a flatulência. É fonte de magnésio, que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central e fortalece os ossos, e também fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Seu talo tem sabor mais intenso que as folhas. Acrescente ao prato quente apenas na finalização, já que o calor interfere no paladar. Também pode ser adicionado frio sobre saladas. A exceção é para a semente de coentro, que pode ser adicionada desde o início da cocção.

8. Manjericão: Melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial. Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Pode ser utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

clip_image005

Manjerição

9. Alecrim: Apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriano; auxilia no combate à bactéria Helicobacter Pylori, uma das responsáveis por úlceras gástrica e duodenal. Atua no sistema digestivo, aumentando a produção de enzimas digestivas. Pode ser utilizado em molhos, ensopados, tomates e carnes.

clip_image007

Alecrim

10. Pimenta: Ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea. Deve ser utilizada com moderação por pessoas hipertensas, devido ao seu efeito termogênico e de contração dos músculos ao redor dos vasos sanguíneos. Dependendo do tipo da pimenta, pode ser utilizada em aves, frutos do mar, carnes, molhos, pratos baianos, entre outros.

Vamos reduzir o consumo do sal e melhorar o paladar dos alimentos de forma saudável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: