Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

É Difícil Conseguir Uma Baguete na Europa em Agosto

24 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Michael Stohard, do Financial Times, informa que está difícil conseguir uma baguete em Paris, num artigo que foi reproduzido em português no Valor Econômico. Em muitos países europeus, existe este hábito da maioria tirar férias de verão em agosto, que pode ser interessante para a população em geral, mas cria dificuldades para os que são obrigados a permanecer nas grandes cidades.

Não são somente os franceses que apreciam um bom baguete, mas e provável que muitos tenham dificuldades de obter este produto fresco, crocante, em agosto na Europa. Como uma grande maioria da população, também os seus produtores tiram férias e havia uma regulamentação das autoridades para que num número mínimo mantivesse seus estabelecimentos abertos, exigindo o deslocamento dos consumidores por boas distâncias. No entanto, este tipo de regulamentação foi eliminado, ficando os produtores livres para também tirarem férias, criando alguns problemas.

Mas ninguém morre por não poder comer um bom baguete durante um mês, ainda que estes hábitos sejam difíceis de serem alterados. Visitei um grande amigo em Milão durante um mês de agosto e era difícil obter não somente baguete como muitos alimentos usuais, pois os estabelecimentos que os vendiam estavam na sua quase totalidade fechados.

Chegava-se ao absurdo dos apartamentos dos que estavam na cidade fecharem suas janelas, “fingindo” que também estavam viajando, ainda seus ocupantes não tivessem recursos para estas férias em agosto, quando o calor é muito elevado.

As estradas para as principais praias ficam sobrecarregadas, não sendo um período recomendável para os turistas estrangeiros, que acabam perdendo muito tempo nos congestionamentos. Que todos têm direito às férias é inegável, mas sempre existem os que por alguma razão precisam permanecer nas grandes cidades europeias.

É claro que se dispõe de onde se alimentar, mas não são os de melhor qualidade utilizados pelos locais. Para os turistas estrangeiros, estas viagens são oportunidades para se conhecer o melhor do que se dispõe na Europa e os períodos recomendáveis são as primaveras e os outonos, pois os extremos de calor e frio criam muitos problemas. Estas estações do ano são consideradas as altas temporadas, e muitos dos serviços são mais custosos.

Os brasileiros, que vivem predominantemente em regiões tropicais, pensam que o calor é mais intenso onde moram habitualmente, mas em algumas zonas temperadas o verão é terrível com elevado grau de umidade, dando a sensação térmica mais elevada, chegando a ser difícil de ser suportado. É quando os europeus procuram as praias ou as regiões mais aprazíveis e elevadas, com temperaturas mais amenas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: