Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades da Petrobras nos Estados Unidos

18 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Analistas experientes em penalidades impostas pelos Estados Unidos nos acordos judiciais apontavam que a Petrobras corria elevados riscos que estão se tornando eminentes. Um acordo de US$ 1,6 bilhão seria um recorde naquele país.

Riscos elevados para a Petrobras nos Estados Unidos, expressos numa charge

Ainda que muitos investidores tenham registrado pesados prejuízos com papéis da Petrobras que acusaram grandes quedas na bolsa brasileira desde o início das investigações de irregularidades, analistas experientes se mostravam preocupados com o que poderia acontecer nos Estados Unidos, mais rigorosos sobre eventuais problemas que tenham ocorrido.

Muitas ações de investidores tramitam naquele país, alegando não terem sido alertados devidamente sobre os problemas que provocaram quedas nos papéis da Petrobras, com prejuízos para eles. Este site já tem informado que estas ações judiciais acabam resultando em acordos milionários, onde as penalidades são volumosas, evitando-se chegar às conclusões que podem ser mais danosas para a Petrobras.

Noticia-se no site do O Globo que a penalidade poderia chegar a US$ 1,6 bilhão, um recorde naquele país. Isto afetará de forma substancial a Petrobras que já sofre muitos abalos com todas as irregularidades apontadas, notadamente de corrupções envolvendo seus diretores passados e altos funcionários na aprovação de projetos e seus valores.

Esta penalidade acabaria afetando também o Brasil como um todo, bem como as suas empresas estatais e privadas que utilizam o mercado de capitais nos Estados Unidos e no mundo, inclusive financiamentos concedidos pelos bancos até para as operações de comércio exterior, pois acabarão recaindo sobre suas taxas de juros e a cobertura de riscos envolvidos, como já são indicações com as pioras de alguns ratings.

Os efeitos destes problemas são demorados para serem reparados arranhando o prestígio do Brasil no mercado internacional por muito tempo. Mesmo não desejando ser alarmista, há que se reconhecer estas dificuldades iminentes, ainda que os acordos acabem resolvendo as pendências, cujos custos são elevados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: