Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exageradas Percepções das Dificuldades da China

31 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que os problemas que ocorreram no mercado de capitais da China, quando houve uma valorização exagerada num ano, com a volta descontrolada para o patamar anterior não se pode avaliar que a gigantesca economia chinesa tenha entrado em colapso como muitos interpretam, numa leitura muito superficial. Eles não se dão conta da dimensão da economia chinesa, hoje a segunda no mundo, com a maior população do globo.

clip_image002

Gráfico da Evolução do Shanghai Composite Index num ano

Parece que a flutuação violenta da cotação de um dos principais indicadores das bolsas de valores da China indica que este segmento não está suficientemente maduro naquela economia, como já apontado por este site. O que vem acontecendo é a mudança de patamar na taxa de desenvolvimento daquela economia, quando chegou a superar a de um dígito, esperando girar em torno de 7% ao ano, o que está muito difícil. Ainda assim deve se manter acima dos 4% a 5%, superior ao registrado em outras economias emergentes e que muitos gostariam de contar, como o Brasil que deve registrar um percentual negativo neste ano, com o risco de repetir esta performance no próximo.

Passando dos níveis que assombravam o mundo e funcionava como uma locomotiva da economia mundial, certamente é um fato desalentador, mas ninguém imagina que a China venha a registrar um decréscimo no futuro próximo.

Nenhum país gigantesco como a China consegue o crescimento expressivo como este por 25 anos, o que deve ser admirado por ter superado apreciáveis dificuldades. Mesmo com sua desaceleração, continuará importante no mundo, mas os ajustes implicam em problemas internos e no mundo, ainda que não seja de especial preocupação.

Parece que as comunicações rápidas e superficiais como os proporcionados pelo uso da internet, que, se apresentam suas vantagens, estão agravando as percepções dos problemas e seus verdadeiros significados. As exceções são os analistas mais cuidadosos, como os citados por este site, do tipo do artigo publicado no The Wall Street Journal e The Economist. Mesmo no interior da China, o impacto negativo que alguns fatos como o da bolsa provocam demoram a ser propagado por todos os segmentos e todas as regiões do país, pois poucos estão envolvidos com as operações das bolsas.

Isto não tem acontecido somente com relação ao problema da China, mas muitos outros problemas no mundo estão sendo ampliados nas suas importâncias. Acaba se sentindo que tudo está um caos no mundo, quando existem problemas, mas não suficientes para levar todos para o precipício. Os problemas não devem ser ignorados, mas não devem conduzir todos ao pânico. O mundo continuará evoluindo, apesar de todas as suas dificuldades.

Países emergentes como o Brasil, contando com todos os recursos naturais indispensáveis e uma população crescente e miscigenada na sua formação, tanto do ponto de vista étnico como cultural, têm todas as condições para continuar na sua marcha de longo prazo, ainda que enfrentem muitos e graves problemas de curto prazo, tanto do ponto de vista político, econômico como social. Temos condições de encontrar os nossos caminhos, pelo exercício da democracia, utilizando as legislações que sempre podem ser melhoradas.

Parece que necessitamos um pouco mais de maturidade para não entrar em estado de pânico, afetado por todas as informações superficiais que recebemos rapidamente, sendo muitos on time, ou seja, quase instantaneamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: