Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nuvens Poluentes no Verão Até no Japão

14 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002O calor que está se sentindo neste ano no Hemisfério Norte levam muitos pacientes, principalmente os idosos, para os hospitais. Também no Hemisfério Sul o que deveria ser inverno aparenta em muitos dias outras estações. Mas ele piora as condições atmosféricas que prejudicam a saúde de muitos habitantes, que precisam ser bem diagnosticados.

Foto que ilustra matéria no The Japan Times mostrando a poluição da atmosfera ocorrida em Kurashiki em agosto de 2013

O Japão é um país que vem se preocupando com a poluição de sua atmosfera em muitas medidas tomadas há décadas que já reduziram o lançamento de poluentes. No entanto, ocorre um nevoeiro (smog) fotoquímico que irrita os olhos, provoca dor de garganta, sente-se tontura e náuseas quando se encontra na rua nos dias quentes e com pouco vento. São possibilidades de uma massa concentrada de poluentes atmosféricos chamados oxidantes fotoquímicos com aparência de uma névoa branca.

São provocadas pelo chamado PM2.5 (partículas de 2.5 micrometros ou menos) que são levados da China para o Japão, semelhante a outro tipo de poluente criado a partir de óxido de azoto bem como dióxido de enxofre, segundo artigo de Atsushi Kodera publicado no The Japan Times. Eles já geraram preocupações no Japão nos anos 1970, quando a indústria japonesa passou por um crescimento rápido.

Em 2013, nas diversas prefeituras japonesas, os dias que provocaram alertas atingiram 106, principalmente em julho e agosto que é o verão japonês, segundo as estatísticas oficiais do país, principalmente em Tóquio, Kanagawa, Chiba e Saitama, nas proximidades da capital.

Os sintomas típicos são as irritações nos olhos, da pele e da garganta, acompanhada de tosse, pele avermelhada, sentidas como alfinetadas nas mãos e pés, dor de cabeça, tonturas, febres, náuseas e dificuldades para respirar. Os mais atingidos são as crianças, os idosos e pessoas alérgicas.

A recomendação é que fiquem em casa, se possível com ar-condicionado, mas persistindo os problemas consultas médicas são necessárias, para receberem inalações de oxigênio. Estes smog não pode ser evitado pelas máscaras, pois suas partículas são muito pequenas, ainda que elas possam ajudar.

Mesmo no Japão, os instrumentos para a sua detecção e alertas da população são raros, havendo alguns em Tóquio, mas não em escala nacional. Eles ainda são transmitidos em idioma japonês, mas com as Olimpíadas de 2020 está se preparando para serem transmitidos em inglês também. Nos bairros de maior concentração de estrangeiros, preparam-se também alertas em chinês e coreano.

Estes tipos de medidas devem ser cogitados em cidades como São Paulo que também apresentam problemas de poluição na atmosfera sem que haja diagnósticos claros do que os estejam produzindo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: