Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações Com Mudanças no Islamismo da Indonésia

28 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Muitos no Brasil não sabem que o islamismo é a religião com mais adeptos no mundo, mas têm conhecimento que existem entre eles alguns radicais. A Indonésia é o maior país islâmico, até agora dos adeptos mais moderados, mas está se registrando algumas mudanças, como apontado num artigo da Avantika Chilkoti, publicado no Financial Time.

clip_image002

Ilustração constante do artigo no Financial Times

A Indonésia possui 250 milhões de habitantes com predominância de islâmicos moderados, com poucos adeptos do ISIS, a ala mais radical que vem executando reféns de forma chocante para o mundo. Mas algumas mudanças estão sendo relatadas neste artigo publicado pelo Financial Times, com jovens cobrindo suas cabeças entre os mais conservadores, o que vem acontecendo até com os moderados.

Há uma preocupação mundial principalmente com o ISIS que vem obtendo adesões de voluntários de todo o mundo, não só entre descendentes de árabes, mas entre os indonésios o seu número ainda é muito baixo. Existem muito mais norte-americanos, ingleses e de outras origens.

Todos sabem que entre os religiosos predominam os de melhores intenções, havendo somente uma minoria radical que rejeita outras crenças ou possui objetivos somente políticos por entender que os mecanismos atuais não conduzem a soluções satisfatórias para os que entendem como excluídos dos privilégios do desenvolvimento.

Muitos políticos e acadêmicos estão estudando muitas destas religiões onde os radicais adotam convicções que não podem ser removidas pela razão, e muitos incidentes lamentáveis que vêm ocorrendo visam provocar tensões adicionais. Países emergentes que enfrentam problemas são potencialmente considerados de alto risco, pois muitos possuem origens nos baixos padrões de vida que conseguem, ainda que não seja a única razão.

Na medida em que estejam ocorrendo mudanças entre os moderados, sempre geram preocupações sobre a possibilidade de que degenerem no sentido da violência, notadamente nos países onde seus adeptos são numerosos. Ainda que isto possa ser um preconceito, são lamentáveis preocupações que acabam ocorrendo, e que acabam gerando artigos mesmo em meios de comunicações responsáveis.

É preciso admitir que, infelizmente, existem muitos insanos em qualquer país e eles podem provocar problemas que atingem a muitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: