Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pressões Naturais Sobre Xi Jinping

31 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Parece natural que governantes como Xi Jinping passem a sofrer pressões de outras correntes políticas chinesas quando existem dificuldades, mesmo pontuais, na condução de sua política econômica, num cenário de desaceleração bem-sucedida do crescimento da economia chinesa nos últimos 25 anos.

Xi Jinping tem se mostrado menos para o público para comentar as dificuldades pontuais da China

Mesmo um líder como Xi Jinping, que obteve um forte comando da China em pouco tempo, parece não querer comentar junto à opinião pública os problemas pontuais enfrentados naquele país, com a violenta flutuação das cotações das bolsas. Um artigo publicado por Jeremy Page publicado no site do The Wall Street Journal insinua que a responsabilidade pelas turbulências está sendo atribuída ao primeiro-ministro Li Keqiang, ainda que o presidente Xi Jinping tenha determinado que a bolsa voltasse a registrar elevações nas suas cotações, o que não está se conseguindo.

O fato concreto é que a incapacidade da administração controlar o comportamento da bolsa está desencadeando uma crise mundial de confiança na administração da segunda maior economia do mundo, comandada por Xi Jinping. Mesmo que o soft landing esteja sendo obtido, como ilustrado em gráficos pelo jornal norte-americano.

clip_image004 Gráficos publicados no artigo do The Wall Street Journal

Os dados demonstram que está se conseguindo uma redução do crescimento por trimestres, comparado com os do correspondente do ano anterior, tanto pelo PIB como produção industrial, com interesse moderado dos investidores estrangeiros e preservação do crescimento dos consumidores que continua crescendo.

Mas estas turbulências estão afetando dirigentes poderosos das estatais chinesas, que engrossam as resistências das alas afetadas pelo combate à corrupção. A ponto de especialistas como Huang Jing, da National University of Singapore, admitir que os atuais líderes estejam sobre fortes pressões de persistentes oposições.

Ao comandar o desfile comemorativo do fim da Segunda Guerra Mundial, Xi Jinping desejaria demonstrar o poderio militar, político e econômico, que fica um tanto afetado, exigindo da China um entendimento com os Estados Unidos na visita programada. Muitos interpretam ser este o seu momento mais fraco politicamente desde que assumiu o comando.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: