Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Siderurgia Chinesa Complica o Mercado de Aço no Mundo

11 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageOs principais analistas do setor siderúrgico mundial previam que uma eventual queda da demanda chinesa de aço provocaria um terremoto no resto do mundo, com o aumento da exportação chinesa, o que já está acontecendo neste ano.

Metade da indústria siderúrgica mundial está na China

Um artigo elaborado por Martin Ritchie e Jasmine Ng, publicado no site da Bloomberg, informa que a siderurgia chinesa, produtora da metade de todo o mundo, procura aumentar a sua exportação devido à sensível queda no mercado local. Nos sete primeiros meses do ano, ela cresceu 27%, chegando a 62,13 milhões de toneladas, equivalente à produção japonesa, a segunda do mundo. Estima-se que deva chegar neste ano a 100 milhões de toneladas, quando no ano passado foi de 79 milhões.

Além do decréscimo da construção civil na China, a indústria automobilística do país como em todo o mundo está passando por uma redução, com seus preços caindo cerca de 30%. O efeito mundial desta exportação chinesa provoca uma sensível queda dos preços, dos salários pagos bem como acirrando a competição dos produtores em todo o mundo. O Brasil procura meios para não sofrer uma calamidade nas suas usinas, e também na China parte das unidades mais poluentes devem ser desativadas, ao mesmo tempo em que se ampliam as manutenções de algumas.

O total das exportações chinesas também será afetado pelas quedas dos preços. A importação de minérios voltou a crescer em julho último, indicando que os estoques já foram reduzidos. No exterior, a Nippon Steel e Sumitomo Metal preveem a primeira queda dos seus lucros, podendo chegar a um prejuízo. Também a Posco sul coreana passa pelo mesmo processo. O preço das bobinas laminadas a quente utilizadas em edifícios e nos automóveis caiu 33% de preço.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: