Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Usain Bolt Calou Muitos

24 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

A Jamaica confirmou que continua na vanguarda das corridas de curta distância, apesar de sua pequena população, colocando dois atletas junto com quatro norte-americanos, um canadense e um chinês na final dos 100m rasos na China. Usain Bolt, um experiente atleta, superou jovens mostrando que tem algo mais do que tradição e vigor físico.

clip_image002

Usain Bolt festeja do jeito tradicional seu tricampeonato mundial em Pequim: como um raio – KAI PFAFCH / REUTERS, conforme artigo no site de O Globo.

Muitos concorrentes de Usain Bolt tinham registrado neste ano e nas classificatórias do Campeonato Mundial de Atletismo na China resultados promissores e ele não aparecia como um favorito. Mas mostrava a desconcentração daqueles que não tem mais nada o que provar. Mas certamente estava preparado para este feito inusitado, que é o tricampeonato mundial na competição dos 100m rasos, considerado o mais marcante do atletismo.

Precisamos nos solidarizar com os jamaicanos, cujo povo vem alimentando o seu orgulho com atletas como Usain Bolt, que se empenham e transmitem aos outros suas experiências, formando uma verdadeira escola de velocistas, ainda que o país e sua população sejam pequenos. Provam que podem superar suas dificuldades e limitações com um empenho nos treinamentos, não havendo necessidade de utilizar meios artificiais.

Bolt serve como um exemplo inclusive para atletas brasileiros que não estão obtendo resultados animadores nas competições mundiais das diversas modalidades esportivas, como as que antecedem as Olimpíadas do Rio de Janeiro no próximo ano. O empenho precisa ser redobrado, pois o espírito com que estão imbuídos supera até as condições físicas.

As Olimpíadas no Brasil são marcos raros e elas precisam honrar os brasileiros, mesmo com todas as limitações a que estão sujeitos, no mínimo para não apresentarem um quadro desolador. Resultados como os que foram obtidos no Pan de Toronto são somente regionais, não envolvendo os melhores atletas de todo o mundo.

O esporte é parte da cultura que pode ajudar a levantar o ânimo de um povo, e as diversas Olimpíadas realizadas em muitos países acabam gerando motivações que vão acima do normal. Estes eventos estão sendo utilizados para marcar mudanças substanciais que ocorrem em muitos países, mostrando que eles possuem algo mais que permitem superar os obstáculos que são naturais.

Há algo que excede a simples disputa esportiva, mas acaba sendo uma motivação para um conjunto de esforços que vão desde as instalações de todas as dependências adequadas para hospedar um evento mundial desta magnitude. Trata-se de uma motivação nacional para mostrar que o povo brasileiro não fica abatido com todas as dificuldades que enfrenta, mas tem uma fibra especial para galvanizar a vontade coletiva.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: