Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Wall Street Journal Informa Sobre Irregularidades Eleitorais

12 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002 As pessoas mais ingênuas imaginam que irregularidades nos levantamentos de recursos para campanhas eleitorais ocorrem somente no Brasil. The Wall Street Journal, num artigo de Ianthe Jeanne Dugan, informa sobre a prisão de Norman Hsu no site do The Wall Street Journal.

Norman Hsu está preso pelas irregularidades no levantamento de recursos eleitorais para Hillary Clinton e outros democratas há oito anos

Este é um caso onde o criminoso foi preso, mas seria ingênuo imaginar que não existam outros nos Estados Unidos ou outros países, não sendo lamentavelmente uma originalidade brasileira, ainda que a escala apontada seja gigantesca, nos casos já confessos, além dos que estão em investigação.

Os que foram beneficiados recolheram estes recursos para o Tesouro norte-americano ou doaram para instituições de caridade, continuando com suas vidas políticas normais. Estão sendo informados os usos de e-mails pessoais com informações que deveriam estar restritos aos oficiais do Departamento do Estado, por envolverem informações que possam ter sido usados indevidamente.

Há que se distinguir, por mais chocante que pareça, os interesses nacionais dos que são empresariais ou pessoais. Se a delação premiada está sendo utilizada para redução das penas de réus confessos, parece que o acordo de leniência necessita ter respaldos legais invioláveis, com a punição de corruptos e pagamento de multas das empresas envolvidas. Mas o que parece estar acontecendo no Brasil é uma paralisia de grandes grupos que vinham executando obras fundamentais para o desenvolvimento brasileiro.

Imaginar-se que haverá sistemas perfeitos não parece realista. Sempre, por se tratar de uma sociedade de seres humanos imperfeitos, haverá aspectos que não satisfazem a todos, mas parece que um país necessita ser pragmático.

Os economistas desenvolveram o conceito de Second Best, pois o desejável seria o ótimo, mas parece que atingir este nível só é possível no papel, quando na realidade existem restrições variadas. O que parece é que regulamentações podem ser aperfeiçoadas, apertando de forma legal os espaços para potenciais irregularidades, mas nenhum grupo privado prefere ficar manchado com faltas que tenham cometidos.

A situação brasileira, com tudo que vem acontecendo, parece que já está punindo os que cometem irregularidades, mas não se justificam linchamentos e punições antecipadas quando elas não estão julgadas. O que se espera é que avanços tenham sido conquistados, mas não podemos deixar que as emoções superem as racionalidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: