Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Família Imperial Japonesa e o Brasil

22 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Os protocolos da Família Imperial Japonesa eram rígidos, mas acompanhando a modernidade que ocorre em todo o mundo está se registrando uma flexibilização acabando por afetar até o que acontece na sua representação no exterior, apesar dos cuidados dos diplomatas. Na comemoração dos 120 anos do Acordo de Amizade, Comércio e Navegação do Japão com o Brasil, o príncipe e a princesa Akishino devem visitar o Brasil, ele que é o irmão mais novo do príncipe herdeiro Naruhito.

Foto não oficial do príncipe e princesa Akishito e seus filhos, princesas Mako e Kako e príncipe Hishahito

Tive o privilégio de estar muitas vezes com o atual Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko, desde quando ele era o príncipe herdeiro e o último contato foi por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa em Tóquio. Surpreendendo a todos na recepção, eles circularam entre os presentes, conversando informalmente com muitos e facilitando até tirarem fotografias com eles, mesmo com os cuidados dos protocolos que evitavam abusos, mas alguns ocorreram pela natureza dos brasileiros. O mesmo vem acontecendo com o príncipe Herdeiro Naruhito e a princesa Masako, bem como os demais membros da Família Imperial, que adotam comportamentos mais informais quando se encontram no Japão, principalmente.

O que acabou atraindo até a atenção da imprensa brasileira foi o comportamento recente da princesa Mako na sua estada para estudos na Grã-Bretanha, onde procurou se manter anônima de sua qualidade de membro da Família Imperial durante os seus cursos na Universidade de Leicester, bem como nos estágios que fez para obter o diploma de mestre em Museologia, quando muitos de seus colegas não sabiam de sua nobreza. Alguns colegas japoneses que sabiam da situação optaram por respeitar a sua privacidade, para ela poder gozar de uma vida normal. O assunto acabou sendo motivo de um artigo publicado no site do jornal O Globo.

clip_image004

Foto da Princesa Mako que ilustra matéria publicada no site de O Globo, tirada quando completava seus 20 anos

Como muitos dos membros da Família Imperial japonesa casaram-se com pessoas plebeias, para evitar os problemas de consanguinidade que afetavam a muitos seus parentes, estes comportamentos acabaram sendo considerados normais, até porque muitas ficaram doentes com os exageros nos controles protocolares de suas vidas, como aconteceu com a atual Imperatriz e com a princesa Masako.

Como muitos casos complicados estão abalando algumas casas imperiais europeias, muitos cuidados continuam sendo adotados no Japão, que conta com uma agência especializada para cuidar de suas vidas. Mas, para que possam representar o Japão nos países estrangeiros, como no Brasil, parece conveniente que tenham maior liberdade.

Estes cuidados japoneses não se restringem à Família Imperial como suas autoridades como o primeiro-ministro, quando Junichiro Koizumi teve que contrariar os cuidados exagerados tomados pelos diplomatas, não permitindo que os políticos tivessem contato com os representantes da comunidade nikkei como com empresários locais.

Como são pessoas normais, é preciso, nas visitas ao exterior, que tenham oportunidades de conhecer diretamente os seus problemas e ponto de vistas que diferem dos japoneses, principalmente aqueles que contam com qualificações especiais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: