Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fórum Digitalização da Folha de S.Paulo

30 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Em que pesem muitos participantes e temas interessantes incluídos no Fórum Digitalização da Folha de S.Paulo publicado num suplemento do jornal, fica-se com a impressão que se trata da publicidade de uma empresa como a Siemens que deve ter arcado com uma parcela importante do seu custo. São tendências que estão se observando em muitos lugares do mundo, sem que no Brasil haja sequer avanços substanciais no uso do chamado Smart Grid.

clip_image002

O Smart Grid permitiria a racionalização do uso da energia, envolvendo a geração, a distribuição e o consumo

Fica-se com a impressão que o Fórum apresenta interessantes informações para um uso intensivo da digitalização que permitiria a racionalização e aumento da eficiência de todo o sistema para o futuro. Mas o que parece indispensável é que se considere que o mínimo de racionalização ainda não está sendo conseguido numa residência, num prédio, numa indústria e para se chegar ao conjunto de uma cidade ou região ainda existem muitos passos intermediários a serem cumpridos, ainda que todos os participantes e suas contribuições sejam interessantes.

Na medida em que o custo da energia está apresentando uma elevação substancial no Brasil atual, é de se imaginar que empresas conscientes, principalmente, tomem a iniciativa de introduzir sistemas que permitam sua economia e racionalização do seu uso. Na medida em que seus resultados se mostrarem interessantes, outras organizações tenderão a também introduzir os seus usos, se superarem em vantagens os seus custos em prazos razoáveis.

Se tais resultados estão sendo alcançados, suas divulgações seriam de grande oportunidade, ainda que existam problemas de confiança na evolução futura da economia, com flutuações nos resultados ao longo do tempo. Além dos benéficos privados, haveria vantagens significativas para o conjunto da economia brasileira.

As dificuldades presentes estão obrigando os executivos a imaginarem formas de superação das limitações. Todos estão procurando possibilidades de sobrevivência, preparando-se para fases futuras que todos esperam que sejam mais promissoras.

É de se esperar que as recomendações como as que foram apresentadas no Fórum tenham respostas operacionais rápidas, pois os empresários acompanham também o que está ocorrendo em outros países, principalmente nossos concorrentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: