Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações na Pecuária Associada à Lavoura

1 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Nem sempre se noticia sobre as inovações que continuam ocorrendo no setor rural brasileiro, o principal suporte da economia brasileira. Carlos Viacava, conhecido criador de reprodutores Nelore Mocho, também se integrou com a lavoura em solos pobres, conseguindo resultados surpreendentes com a ajuda da Embrapa.

Carlos Viacava, conhecido criador de reprodutores Nelore Mocho, inova também no ILPF CV

Se o setor rural brasileiro continua sustentando a economia brasileira, deve-se a figuras que estão sempre procurando inovações, como Carlos Viacava, economista com papel importante no setor público. Ele vem se dedicando há muitos anos na criação de reprodutores Nelore Mocho CV, já consagrados na pecuária brasileira, e promoveu o 57º Leilão há poucos dias em Presidente Venceslau, no Oeste do Estado de São Paulo.

Mas, também com muito sacrifício e assistência da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, aventurou-se com sucesso na saga de fazer a integração da pecuária com a lavoura em solos pobres, com somente 8% de argila deste Oeste Paulista. Cultiva soja e outros cereais como o milho que servem de rações para o seu gado, sempre preocupado no aperfeiçoamento da genética do rebanho CV.

Com a colaboração da Embrapa, é um dos pioneiros no chamado ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta, que, além de aproveitar solos relativamente pobres para a lavoura, propicia alimentação do gado e preservação das reservas florestais, numa avançada tecnologia de uma atividade rural sustentável.

Seu informativo Carlos Viacava encontra-se no número 12 em agosto deste ano, concentrado na criação do Nelore Mocho CV com as mais avançadas tecnologias que procura disseminar junto a outros produtores. Também recebeu destaque na BDO – a revista de negócios da pecuária, onde relata a sua experiência nas três fazendas que mantém no Oeste Paulista, num processo contínuo de melhoria de seu solo.

Procura contar com a assistência técnica de especialistas, com o apoio da Embrapa que vem desempenhando um papel fundamental na melhoria da produtividade do setor rural brasileiro, mantendo-o competitivo no mundo globalizado, onde a concorrência é muito acirrada. Somente com as inovações como as que estão sendo introduzidas por Carlos Viacava, mesmo com todas as limitações da economia brasileira, consegue-se manter com contínuas elevações de suas eficiências.

São atitudes que precisam ser imitadas também por empresários industriais e de serviços, que, com as pressões de mudanças no governo, podem ajudar a manter a economia brasileira no caminho para melhores dias, sem ficar lamentando todas as restrições que existem para suas atividades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: