Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Interpretações das Mudanças que Estão Ocorrendo na China

13 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Muitos analistas estão apontando que ajustamentos estão ocorrendo na China diante da diminuição das taxas de crescimento de sua economia, reações às campanhas de redução da corrupção como necessidade de aumento da eficiência das estatais.

Presidente Xi Jinping falando aos membros do Political Bureau do CPC Central Committee, na foto que ilustra matéria do China Daily

O artigo publicado no China Daily com base na nota do Xinhua, órgão oficial da China, informa que o pronunciamento do presidente Xi Jinpíng, também é o secretário-geral do Comitê Central do PCC, recomenda aos líderes chineses adesão à verdade, respeito resoluto à conduta correta pela causa do Partido e das pessoas. Isto pode ser interpretado como uma chamada à disciplina diante das reações que devem estar se processando contra a campanha anticorrupção atingindo personalidades importantes.

Parece um processo educativo visando a mudança do estilo de vida de alguns líderes e dos seus trabalhos, para melhoria do funcionamento do Partido e da China. Xi Jinping estaria procurando retornar às origens do marxismo, do comunismo e do socialismo chinês, como se desvios estivessem ocorrendo, apresentando riscos ocultos.

Numa outra matéria, no mesmo jornal, procura-se estabelecer diretrizes para aprofundar as reformas das empresas públicas, onde sabidamente existem grupos incrustados que resistem às mudanças indispensáveis para aumentar a eficiência da economia chinesa, mantendo situações favoráveis às corrupções. Fala-se de aumento da participação do setor privado, sempre difícil em países gigantescos como a China que sempre contaram com estas estatais nos seus setores fundamentais.

A forma de conciliar esta forte presença governamental com as indicações do mercado, embora recomendáveis, acabam encontrando resistências que necessitam ser superados, visando o aumento da eficiência geral. Os avanços como os propiciados sob o comando de Deng Xiaping ocorrem em ciclos, com alguns retrocessos temporários e estratégicos.

Procura-se estabelecer também alguns campos de cooperação com os Estados Unidos, mostrando que a China, para tornar-se a primeira economia do mundo, ainda necessitará de mais tempo, sempre havendo possibilidades de alguns retrocessos. Os dirigentes chineses atuam no sentido de que haja algum equilíbrio, depois de centralizações rápidas do poder político nas mãos de Xi Jinping. Formas de acomodação com outros grupos políticos da China acabam sendo necessárias, principalmente quando atuando no mundo global, como mostrou os problemas que enfrentaram na ampliação do mercado local de capitais, bem como na tentativa de tornar o Yuan conversível nas contas do FMI.

Estes processos mostram a importância do relacionamento com o exterior até na China, quanto mais em economias emergentes como a brasileira, que terá também de superar as suas atuais dificuldades.


2 Comentários para “Interpretações das Mudanças que Estão Ocorrendo na China”

  1. Herberto Macoto Yamamuro
    1  escreveu às 11:33 em 14 de setembro de 2015:

    Sem duvida e um movimento importante para a China , na historia da civilização uma nação cresce e se desenvolve quando se cria condições para que as ideias e conhecimentos floresçam e estes são compartilhados entre muitos e não ficam apenas confinados a uma pequena elite. Foi assim na antiga Grécia, em Roma, na Renascença Europeia, na Inglaterra Vitoriana, no Japão pós II GM e na nova EUA. É preciso haver liberdade de pensamento.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:27 em 14 de setembro de 2015:

    Caro Herberto Macoto Yamamuro,

    Obrigado pela sua contribuição.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: