Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lobby do Ex-Presidente Lula em Favor de Empresas Brasileiras

30 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image001Está sendo divulgadas em muitos meios de comunicação social do Brasil notícias sobre atuações do ex-presidente Lula da Silva (foto)como lobista junto aos governos estrangeiros, como se fosse algo irregular. O que poderia ser estranho é se ele estivesse atuando a favor de empresas de outros países.

Como muitos outros mandatários de outros países, Lula da Silva, quando presidente da República ou depois de deixar o cargo, atuou junto a governantes de países estrangeiros em favor das empresas brasileiras para obter projetos até com o suporte de instituições brasileiras como o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Nada mais que natural e o estranho seria se ele estivesse defendendo interesses de empresas estrangeiras com a mesma finalidade.

Isto vem acontecendo com presidentes, primeiros-ministros e até representantes de Estado, como imperadores, ou membros das famílias imperiais, quando em viagem pelos países estrangeiros, acompanhados de comitivas de empresários e outras autoridades, como entidades de fomento das relações internacionais. Estes dirigentes contam, entre outras obrigações, com a tarefa de fomentarem relações comerciais com países estrangeiros, obtendo possibilidades de fornecimentos de equipamentos nacionais ou serviços de engenharia, tanto para projetos de infraestrutura como de mineração e outras atividades econômicas e comerciais.

São abundantes as comprovações que investimentos efetuados no exterior têm a capacidade de promover o aumento das relações bilaterais ou multinacionais que beneficiam interesses nacionais. Portanto, nada mais natural que, aproveitando viagens para o exterior com outras finalidades, como políticas ou geopolíticas, também se procure estimular o intercâmbio comercial, usando os instrumentos disponíveis para tanto.

Existem muitos tipos de bancos de fomento como os Eximbanks, criados para dar suporte às empresas de um país para incentivar estas atividades. Bancos de fomentos internacionais, como o Banco Mundial ou o Banco Interamericano de Desenvolvimento, do qual o Brasil participa, também podem ser utilizados para defesa dos interesses de empresas brasileiras. O que seria muito estranho é se autoridades brasileiras ou mesmo ex-autoridades usassem os prestígios angariados no exercício de suas funções para a defesa dos interesses de empresas estrangeiras.

Mesmo não exercendo cargos desta importância, como autoridade brasileira, sempre atuamos com entidades e empresas nacionais no fomento de projetos tanto internacionais como binacionais que eram de interesse do Brasil. Projetos de outros países também efetuaram investimentos no País e ajudaram a fomentar os intercâmbios internacionais que auxiliaram o Brasil.

Muitos destes projetos decorreram de interesses das empresas brasileiras e até de estrangeiras que desejavam efetuar investimentos no Brasil, oferecendo financiamentos e outros recursos como conhecimentos tecnológicos, solicitando as nossas atuações no sentido de conseguir viabilizar o aumento do intercâmbio internacional, sempre contribuindo para o desenvolvimento da economia brasileira. Nunca se ouviu de projetos efetuados no Brasil que só visassem vantagens para países estrangeiros.

Parece existir críticos que só veem pelos nas cascas dos ovos, como se no mundo econômico e político só existissem irregularidades. Todas as empresas brasileiras que desejam fomentar investimentos em outros países devem ser apoiadas, pois sempre estarão atuando no sentido dos interesses nacionais, ainda que seus objetivos sejam também de usufruir lucros, não se tratando de instituições filantrópicas.


2 Comentários para “Lobby do Ex-Presidente Lula em Favor de Empresas Brasileiras”

  1. mauricio
    1  escreveu às 01:11 em 1 de outubro de 2015:

    Sabias palavras .

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:21 em 1 de outubro de 2015:

    Caro Mauricio,

    Obrigado pela leitura do site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: