Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mercado Com Informações Imperfeitas

22 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

 Os prêmios Nobel de Economia, Robert Shiller e George Akerlof, publicam juntos um novo livro, confirmando por meio de muitas pesquisas que os mercados funcionam adequadamente quando as informações são disseminadas para todos com a mesma velocidade, hipótese já usada por Adam Smith, mas que não se verifica na realidade.

clip_image002clip_image003

Robert Shiller                      George Akerlof

Um artigo publicado por Robert Shiller no Project Syndicate informa que Adam Smith defendia que a mão invisível que é o mercado, com todos os indivíduos procurando o seu interesse livremente, promovia o da toda a sociedade, um princípio até hoje defendido pelos economistas mais liberais. No entanto, ele informa que existem informações divulgadas com distorções, manipuladas e tentando enganar os operadores deste mercado livre, persuadindo-os a agirem em determinado sentido.

Ainda que a concepção da economia seja correta, ela não se observa na realidade, que é mais complexa e onde as informações, muitas enviesadas, ficam disponíveis antes para alguns e outros acabam ficando com desvantagens. Ele e George Akerlof pesquisaram e publicaram em conjunto um novo livro, Plishing for Phoofs: The Ecnomics of Manipulation and Deception, com vasta citação de casos.

A resposta à Crise de 1929 foi pequena e lenta gerando o “Dark Age”. Em 2007-2009, as autoridades reagiram rapidamente e em grande volume, evitando que ocorre um risco sistêmico, mas implicou em elevados custos, uma recuperação lenta, mas sem nenhum desastre. As rápidas elevações dos preços usualmente refletem a exuberância irracional gerando problemas morais, pois os bancos sabiam que eram grandes e poderiam provocar enormes estragos, sabendo que as autoridades viriam ao seu socorro para protegê-los.

A intervenção é questionada por alguns, mas era necessária e beneficiaram os bancos. A exuberância irracional tem sido objeto das pesquisas de Robert Shiller. As autorizações para que as autoridades intervenham rapidamente e de forma pesada parecem necessárias, para se evitar um mal maior.

Parece indispensável reconhecer que, mesmo com um mercado eficiente, existem regulamentações das autoridades indispensáveis, principalmente para que alguns não se beneficiem dos problemas maiores criados por eles mesmos. Neste sentido, parece que organismos internacionais teriam que regulamentar os exagerados fluxos financeiros que continuam ocorrendo em todo o mundo, agravando muitas dificuldades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: