Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Dramáticas na Economia e Política Japonesa

23 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Lembro-me muito bem do tema central que o Japão apresentou na Expo Tsukuba 85, onde fui o representante do governo brasileiro, quando fiquei um ano no Japão acompanhando assuntos relacionados com ciência e tecnologia. Ela era decorrente da sua cultura baseada na produção do arroz de sua tradicional agricultura e da espada, cujo aço tornou-se o fundamento de sua indústria, que veio desde as épocas dos samurais com todo o seu código de honra. Hoje, como muito bem apresentado num artigo elaborado por Leo Lewis, do Financial Times, tudo isto está sofrendo dramáticas mudanças com a redução e envelhecimento de sua população.

clip_image002

Esta máquina Yanmar RG8 planta arroz em 15 minutos, o que uma pessoa conseguia em um dia de trabalho

Com a redução da população e seu envelhecimento, o consumo do arroz está se reduzindo em termos per capita, com os jovens preferindo derivados do trigo e consumo de outros produtos como as carnes. Os preços continuam caindo, não compensando a produção efetuada por agricultores idosos, em que pesem as melhorias dos seus equipamentos. A importação do arroz californiano continua inundando o mercado japonês e os produtores agrícolas japoneses não conseguem manter o seu poder político na defesa dos seus interesses.

As organizações de cúpula do setor agrícola não possuem mais o poder que tinham no passado, e acordos de comércio como o TPP – TransPacific Partnership continuam avançando, com a ajuda do setor empresarial industrial e de serviços. O governo de Shinzo Abe, que enfrenta suas dificuldades, acaba sendo a favor destes entendimentos internacionais.

Tudo isto está mudando basicamente o Japão, onde o setor rural era pequeno, mas mantinha uma parcela do poder político que está se diluindo. Outros produtos, como o saquê, que também utilizam o arroz para a sua produção, também estão com o seu consumo em queda.

Mais que outros países asiáticos, o Japão, concentrado num arquipélago, sofre agudamente o envelhecimento e a redução de sua população, que estão mudando a base de sua formação. Reformas importantes terão que ser feitas e uma nova identidade terá que ser consolidada pela sua população.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: